Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ambiental

MPE MT

MPE pede informações a Emanuel Pinheiro sobre plantio de palmeiras "exóticas" no VLT

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MPE pede informações a Emanuel Pinheiro sobre plantio de palmeiras
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso encaminhou ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, um pedido de informações a respeito do plantio de palmeiras imperiais nos canteiros centrais que servirão de trajeto para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O órgão ministerial fez questão de salientar o caráter exótico da vegetação escolhida.

Leia mais:
Emanuel desiste de VLT, avalia licitação do transporte e vai plantar palmeiras em canteiros de avenidas


Conforme o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, da 29ª Promotoria de Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, a preocupação do Ministério Público é “com a eficiência e economicidade na aplicação dos recursos públicos e com o uso de técnicas no ordenamento urbano que privilegiem o paisagismo característico da flora regional”.

No pedido de informações, o MPE requereu o envio de documentos referentes aos estudos técnicos (projetos paisagísticos) que estabeleceram os parâmetros para a escolha do espécime adotado (palmeira imperial), que é considerado exótico e não possui características da vegetação local.

O MPE solicitou, ainda, o encaminhamento dos dados e informações existentes no “orçamento estimado (planilha de custos) que subsidiará o edital para a aquisição dos espécimes em questão e de outros constantes no projeto paisagístico”.

A Promotoria requereu, também, esclarecimentos sobre a existência de alguma informação oficial do Governo do Estado sobre a definição da interrupção das obras do VLT no trajeto onde se pretende plantar as palmeiras. O MPE fixou prazo de 10 dias para a apresentação de resposta, a qual subsidiará a instauração ou não de inquérito civil público.

O pedido de informação do MPE aconteceu depois que a Prefeitura Municipal de Cuiabá anunciou que plantará mais de 400 mudas de palmeiras imperiais nos canteiros das avenidas onde está traçado o trajeto do VLT.

A limpeza já teve início nos canteiros das avenidas do Centro Político Administrativo (CPA) e Fernando Corrêa da Costa.

A prefeitura

José Roberto Stopa, secretário municipal de Serviços Urbanos, afirmou que a definição da escolha da palmeira para os canteiros centrais se dá por conta da hipótese de retomada das obras do VLT.

Segundo a prefeitura, em caso de retomada da obra, paralisada desde dezembro de 2014, a palmeira poderá ser reaproveitada e recolocada em outros lugares da cidade.

“O programa é para recuperar e revitalizar as principais avenidas de Cuiabá, começando pela Fernando Corrêa, onde já está sendo o feito o trabalho de recolocação de meio-fio, no lugar do gelo baiano e posteriormente vamos fazer o plantio das palmeiras. Não podemos esperar o VLT chegar para tomarmos uma atitude”, disse Stopa.

Pedro Taques

Pedro Taques (PSDB), governador de Mato Grosso, tratou com ironia o anúncio do prefeitode que possui um programa para plantio de palmeiras.

“É bom que plante palmeiras, nos canteiros das avenidas. É melhor palmeiras do que asfalto...”, disse o chefe do Executivo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet