Olhar Jurídico

Sábado, 20 de julho de 2019

Notícias / Criminal

Psiquiatra reconhece vontade de Arcanjo de "reiniciar vida" e o considera apto a deixar prisão

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

20 Dez 2017 - 09:34

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

João Arcanjo Ribeiro

João Arcanjo Ribeiro

O laudo psiquiátrico realizado João Arcanjo Ribeiro, 66 anos, atestou a capacidade do ex-bicheiro retornar à sociedade. A informação foi trazida pelo jornal A Gazeta desta quarta-feira (20). O laudo elaborado pela psiquiatra Luisa Forte Stuchi aponta para o “baixo score” de violência, reincidência e psicopatia, além de apresentar um comportamento maduro. O exame era a único requisito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para autorizar a liberdade do preso. Arcanjo é condenado a mais de 80 anos de prisão pelos crimes de homicídio, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O “Comendador” já cumpriu 15 anos de prisão e hoje ocupa cela na Penitenciária Central do Estado (PCE).

Leia mais:
Gilmar Mendes suspende conduções coercitivas em todo o país

Conforme Dantinelle Venturini, de A Gazeta, o procedimento psiquiátrico com João Arcanjo Ribeiro foi feito no último dia 13 e durou cerca de 7h. Nele, foram apresentadas questões abertas, para resposta livre do preso. Num segundo momento, foram propostas 20 questões com pontuações de 0 a 2, totalizando 40 pontos.

Questionado sobre os crimes financeiros e homicídios que ensejaram sua prisão, Arcanjo admitiu aqueles, mas segue negando veementemente ter causado mortes. “Embora eu tenha ‘pago’ a sentença, nego que tenha sido o mandante”, afirmou à psiquiatra.

Para a profissional, as respostas de Arcanjo foram satisfatórias e demonstram serenidade e poder de reflexão, resultado, segundo ela, de um processo de “amadurecimento” nos últimos 15 anos. Prova disto acrescenta, é que o ex-bicheiro consegue calcular os danos causados por seus atos à vida de terceiros, como amigos e parentes, demonstrando arrependimento. “Quero reiniciar minha vida”.

O exame psiquiátrico, portanto conclui: Arcanjo hoje apresenta “baixo score” de violência, reincidência e psicopatia e, portanto, já está apto a retornar à sociedade.

Este foi o último procedimento solicitado pelo magistrado da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Jorge Tadeu Rodrigues, em 21 de novembro, antes de admitir a soltura do condenado. Assim, decidiu à época: “Visando à concessão da progressão regimental, levando-se em consideração o número de delitos praticados, além de haver delitos cometidos pelo reeducando que se revestem de extrema gravidade, o que, ‘a priori’, revela a necessidade de avaliação minuciosa do requisito subjetivo para o retorno à sociedade, determino desde já, a realização do exame criminológico, com a participação de médico psiquiatra”.

Na ocasião, o magistrado determinou ainda que oficie as demais Comarcas a fim de  verificar por quais Varas tramitam processos em desfavor do reeducando e, em seguida, que seja concedida certidão circunstanciada, para que o Juízo informe caso haja qualquer alteração da situação processual do reeducando nos autos.   

Histórico: 

O ex-chefe do crime organizado em Mato Grosso foi condenado pela morte do empresário Domingos Sávio Brandão de Lima Júnior, fundador do jornal Folha do Estado. Arcanjo recebeu pena de 19 anos de prisão.
 
Arcanjo Também foi condenado a 44 anos de prisão pelo assassinato do radialista Rivelino Brunini. O homicídio ocorreu em 2002 em plena Avenida do CPA durante a guerra do poder da "máfia dos caça-níqueis".
 
A defesa do ex-bicheiro considera que a soltura deve ocorrer nos próximos meses.  O tempo na cadeia já poderia, conformes os advogados, gerar a progressão do regime.

Arcanjo foi inserido no sistema federal em agosto de 2007, quando sofreu transferência para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), no mesmo dia da deflagração da operação “Arrego”, pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), que comprovou que mesmo de dentro da PCE ele continuava comandando o jogo do bicho.
 
Em abril de 2013 o ex-bicheiro seguiu para a Penitenciária Federal de Porto Velho (RO). Logo depois, foi encaminhado para o presídio de segurança máxima do Rio Grande do Norte.
 
Após decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que determinou no mês de agosto a transferência para Mato Grosso, Arcanjo desembarcou em Cuiabá no dia 14 de setembro.

O comendador foi escoltado do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, à Penitenciária Central do Estado (PCE) por agentes do Setor de Operações Especiais (SOE) e deu entrada no raio cinco.

11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Gorete
    21 Dez 2017 às 23:06

    Estar apto, arrependido, não significa que ele não tenha que pagar pelos seus crimes.

  • Filipe
    21 Dez 2017 às 08:05

    " e hoje em dia se você quer roubar é mais fácil que pao, o delitos são cometidos pelos mesmos bandidos que botaram o velho Arcanjo na prisão " diria Gabriel Pensador.

  • Japa
    21 Dez 2017 às 06:50

    Condenação de mentirinha. 80 ANOS...KKK.Vale nada

  • ze da silva
    21 Dez 2017 às 03:33

    ROGER, VC DISSE TUDO.......!...E O PIOR E MAIS VERGONHOSO É VER UM JUIZ DO STF MANDAR PRENDER PAULO MALU E OUTRO JUIZ DO STF SOLTAR UM MONTE DE POLÍTICOS CORRUPTOS ..PELOS MESMO CRIME...DÁ LICENÇA HEIN.....O BRASIL PERDEU A NOÇÃO DE QUEM E MAIS CANALHA!

  • Margareth Gandra
    20 Dez 2017 às 23:47

    Arcanjo ja deu agora é a vez desses corruptos que tão ai de boa corrupção que não acaba...quero mais é um a um pagando por tudo. ...Deus é fiel!!

  • Eduardo
    20 Dez 2017 às 17:18

    Deve ter uns par de gente ai suando frio, kkkkk

  • ELEITOR
    20 Dez 2017 às 12:06

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • servidor EXECUTIVO
    20 Dez 2017 às 11:41

    QUE FIGURA HOJE É UM ARCANJO RIBEIRO PERTO DE UM GRUPO DE DEPUTADOS FLAGRADOS EM VIDEO PEGANDO DINHEIRO ? PREFEITO...

  • JOSE CARLOS
    20 Dez 2017 às 11:18

    Existe uma coisa que se chama "DNA" esse a pessoa nasce e morre com ele, e não há nada na vida que mude, nem os doze anos de cadeia, por isso quem deve pra esse homem, pode se preparar.

  • Róger
    20 Dez 2017 às 10:06

    Tem gente que ajudou a prendê-lo que se não abrir o olho vai parar no mesmo lugar.

Sitevip Internet