Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Administrativo

BENS IMÓVEIS

Sistema comum nos EUA, multipropriedade tem projeto aprovado no Senado

21 Mar 2018 - 15:44

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: AGÊNCIA SENADO

Cidinho Santos

Cidinho Santos

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei do Senado 54/2017 que regulamenta o regime jurídico de multipropriedade. O sistema de propriedade baseado no compartilhamento em que cada co-titular usufrui do imóvel por determinado tempo.

O relatório do senador Cidinho Santos (PR-MT) foi aprovado por unanimidade pela comissão em caráter terminativo e segue para a Câmara dos Deputados.

Leia mais:
Conselheiro admite que TCE arquivou suspeita de propina hoje denunciada por Silval


O relator, senador Cidinho Santos (PR/MT) alegou que a falta de regulamentação causava insegurança jurídica, possibilitando o registro e a averbação os títulos de propriedade "autônoma", além de impedir a penhora integral do imóvel em razão de dívida de um dos multiproprietários.

Cada multiproprietário passará a ter responsabilidade individual, na proporção de sua fração de tempo, pelo pagamento de tributos, contribuições condominiais e outros encargos do imóvel.

A modalidade é bastante comum em imóveis ligados ao turismo, explica  o relator da matéria na CCJ, senador Cidinho Santos. A mutipropriedade já existe em outros países, sendo comum nos Estados Unidos. "O projeto é importante para que as pessoas regularizem sua parte no imóvel", sustenta o parlamentar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet