Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

propaganda extemporânea

Taques é investigado no MPF por suspeita de crime eleitoral; governo alega prestação de contas

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Taques é investigado no MPF por suspeita de crime eleitoral; governo alega prestação de contas
O Ministério Público Federal (MPF) investigará o governador Pedro Taques (PSDB) por suspeita de crime eleitoral. A denúncia partiu da deputada de oposição Janaína Riva (PMDB) e também atinge o atual secretário de Comunicação, Marcy Monteiro.

Leia também
Dez desembargadores votam para aposentar juiz acusado de vender sentença


A representação feita por Riva foi acatada pela Procuradoria Regional Eleitoral, Cristina Nascimento de Melo. A partir de agora, um inquérito será aberto para investigar o uso da máquina pública para campanha e a conotação das propagandas veiculadas pelo governo estadual.

A procuradora cita a necessidade de colher mais informações sobre o caso. “Por derradeiro, considerando a necessidade de se colher subsídios necessários à atuação do Ministério Público Eleitoral perante a Justiça Eleitoral, conforme determina o artigo 2° da Portaria 692/2016 da Procuradoria Geral da República”. 

A propaganda em questão é um vídeo de 1 minuto e meio, em que ações do governo Taques são mostradas e pessoas falam sobre melhorias com atual governo. O vídeo propõe um comparativo com gestões passadas e foi ao ar em rede nacional, no intervalo da novela da Rede Globo. Veja o vídeo abaixo:
 


Outro lado

Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Governo de Mato Grosso:

O Gabinete de Comunicação informa que, assim que solicitado, irá responder a qualquer questionamento do Ministério Público Federal. No entanto, ressalta que as propagandas publicitárias do Governo seguem o que determina o Artigo 37 da Constituição Federal, obedecendo os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 

Na classificação de publicidade governamental está prevista Publicidade Institucional, que tem como objetivo divulgar informações sobre atos, obras e programas dos órgãos e entidades governamentais, suas metas e resultados. Caso este da campanha “Veja”, realizada pelo Gabinete de Comunicação, e da qual a deputada Janaina Riva reclama ao Ministério Público. 

As campanhas do Governo de Mato Grosso têm como objetivo prestar contas à população sobre os atos administrativos e, além disso, permitem a transparência dos atos públicos e o controle da população sobre as ações do Governo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet