Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

Depoimento

Ex-assessora afirma que juíza Selma dava prioridade a 'processos midiáticos'; ouça

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ex-assessora afirma que juíza Selma dava prioridade a 'processos midiáticos';   ouça
A juíza aposentada Selma Arruda priorizava os processos midiáticos na 7ª Vara Criminal de Cuiabá. A afirmação é da ex-assessora Daiane Balerini Bocardi, que atuava junto a magistrada, durante depoimento realizado na última quinta-feira (17), na oitiva comandada pelo desembargador Marcos Machado em ação de suspeição movida pelo ex-deputado e ex-conselheiro do TCE, Humberto Bosaipo, contra a agora pré-candidata ao Senado, onde a acusa de ser parcial em suas decisões.

Leia mais:
TJMT suspende escolta de ex-juiza Selma por 'inexistência de risco' e 'uso político'
 
A ex-assessora confirmou no depoimento que os processos de maior repercussão na mídia tinham prioridade. Na gravação, divulgada pela Gazeta Digital, Daiana diz que os processos contra Bosaipo, o ex-deputado José Riva e outros agentes públicos eram lançados como "prioridades".
 
“Geralmente a gente estava sentenciando réu preso, o que a gente conseguia e esses de maior relevância social”, disse a ex-assessora. O desembargador questionou quais seriam os critérios para definir a prioridade. Daiane então respondeu: “Eles estavam lá no Apolo, eles estavam como prioridade. Estavam lançados no sistema como prioridade”.
 
Entre os processos midiáticos estavam o do ex-conselheiro Humberto Bosaipo e do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), José Riva. O desembargar então afirma desconhecer esse modelo de classificação no sistema Apolo do Tribunal de Justiça.
 
Se a suspeição da juíza aposentada em processos da Operação Arca de Noé for confirmada, todos os atos dela nos processos contra Bosaipo serão anulados, incluindo a decisão que condenou o ex-conselheiro a 18 anos e 4 meses de prisão por desvio e lavagem de dinheiro na Assembleia Legislativa.

A assessoria da pré-candidata e juíza aposentada afirmou que deve se posicionar na próxima quinta-feira (24), através de entrevista coletiva.

Ouça e leia abaixo o depoimento da ex-assessora:



Desembargador: Certo. E escolha entre vários processos era do relevo social?

Informante (Daiane): Isso.

Desembargador: Que assim, no entendimento dela?

Informante (Daiane): Isso. Geralmente a gente estava sentenciando réu preso, o que a gente conseguia e esses de maior relevância social.

Desembargador: O que é relevância social no conceito da Doutora Selma - transmitida a você, claro né. É dela o conceito. -, para essa escolha de sentenciar um processo de réu solto?

Informante (Daiane): Olha, eles estavam lá no Apolo, eles estavam como prioridade.

Desembargador: No Apolo?

Informante (Daiane): Eles estavam lançados no sistema como prioridade.

Desembargador: Mas quem lança essa prioridade?

Informante (Daiane): Eu não sei te falar Desembargador.

Desembargador: Mas estavam lançados os processos?

Informante (Daiane)Eles estavam lançados. Tanto que tem vários processos, do Humberto Bosaipo, do Riva, como relevância social, que tinha maior repercussão no Estado.

Desembargador: Espera ai. Relevância social escrito no Apolo?

Informante (Daiane): Eu acho que eles tem uma classificação lá. Salvo engano.

Desembargador: Eu desconheço. Isso é interessante.

Informante (Daiane): Mas eles tinham maior repercussão na mídia né? 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet