Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

SEGUNDA AÇÃO

PDT aciona Taques na Justiça por promoção pessoal com obra "inacabada"

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

PDT aciona Taques na Justiça por promoção pessoal com obra
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) acusou o governador Pedro Taques (PSDB), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso, de estar se auto-promovendo em eventos do Executivo, o que se comprovado pode ser classificado pelo órgão como propaganda extemporânea e com uso da máquina pública. Na ação, o partido – ao qual Taques foi eleito governador em 2014 – destaca a “inauguração da obra inacabada do Novo Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cidrac)”.

Leia mais:
- Justiça nega liminar contra Taques por suposto abuso de poder durante inaugurações de obras
- Taques recebe 80% de obra e novo Cridac deve funcionar em setembro

“O governador do Estado deliberadamente se antecipa, cria uma situação politicamente favorável, para nitidamente burlar o lapso temporal das condutas vedadas, apresentando à população uma obra que será finalizada em 90 (noventa) dias, como assaz reportado pela mídia local. Ou seja, valendo-se da incansável comitiva que acompanha todo ato do Governo, e ainda do seu portentoso Gabinete de Comunicação, atrai a atenção da população em geral para, em clara fraude à lei, realizar promoção pessoal ao arrepio do §1º do artigo 37 da Constituição Federal, quebrando a necessária paridade de armas na disputa”, diz trecho da ação.

Esta é a segunda ação movida contra Taques por propaganda extemporânea e uso da máquina. A primeira, movida pelo Partido Republicano (PR), foi negada pelo desembargador Pedro Sakamoto, que afirmou não ver razões que sustentassem a ação e indeferiu o pedido.

Na representação desta quarta-feira (04), o PDT pede que Taques seja condenado e pague multa pelos crimes eleitorais elencados na ação. “Deveras, o que está sendo rechaçado é a conduta do Administrador-mor em fraudar o lapso temporal previsto na legislação (Lei nº. 9504/1997 – Lei das Eleições) e aproveitar-se da situação mediante entrega de fachada, obtendo todo o foco midiático pretendido na entrega de estrutura física com destinação aos cuidados da saúde da população”, continua o documento.

O Cridrac, conforme divulgado pelo Olhar Direto, foi “recebido” pelo governador na manhã da última terça-feira (03). Inicialmente, via assessoria de imprensa, o Governo afirmou que o evento se tratava de uma inauguração. No entanto, como a obra estava notadamente inacabada, Taques afirmou que a solenidade era, na verdade, para que ele recebesse parte da obra física do prédio. Ele garantiu, ainda, que até setembro as instalações estão em funcionamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet