Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

CORRUPÇÃO

Responsável pelas prisões na 'Lava Jato', procurador Carlos Lima palestra em Cuiabá

08 Ago 2018 - 08:30

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Carlos Fernando dos Santos Lima

Carlos Fernando dos Santos Lima

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, do Ministério Público Federal  (MPF) e integrante da força-tarefa da "Operação Lava Jato", em Curitiba, participa de painel  sobre corrupção na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT), em Cuiabá, no próximo dia 10.

Amado e odiado pelas denúncias que faz contra políticos, sobretudo o ex-presidente Lula da Silva (PT), o procurador compõe o quadro de palestrantes do Seminário “5 Anos da Lei Anticorrupção”. Saiba como participar.

Leia mais:

Desembargador impede PF de descartar votos na Fiemt e diz que juiz federal invade competência

O evento, que começa nesta quinta-feira (09), discute o avanço na aplicabilidade da Lei nº 12.846/2013, a chamada lei anticorrupção e a cultura do “compliance” entre as empresas de Mato Grosso.

A palestra inicial, na noite de quinta-feira, será “Lei Anticorrupção e a análise econômica da punição”, proferida pelo juiz federal, doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Harvard Law School e vice-presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia, Erik Navarro Wolkart. O assunto será seguido de um debate.
 
No dia seguinte, quatro painéis preenchem a programação: “Programas de Compliance: os desafios da implementação e da efetividade da cultura da ética e integridade empresarial no Brasil”; “Processo de Responsabilização Empresarial: avanços e desafios”; “Acordos de Leniência: evoluções e entraves”, e “Compliance para pequenos negócios: uma realidade viável e necessária”. Todos os painéis terão palestrantes
 
“Pela primeira vez no ordenamento jurídico brasileiro a gente fala em responsabilização da empresa, do CNPJ por atos de corrupção e outras condutas lesivas à administração pública. E as sanções são pesadas. Há multas que podem chegar a 20% do faturamento. Há a publicação da decisão condenatória em meios de comunicação. E, embora a gente esteja em comemoração aos cinco anos da lei, temos uma baixa aplicação ainda, seja no governo federal e nos governos estaduais, e uma adesão ainda muito menor em âmbito municipal. Então, num primeiro ponto de vista, o evento é uma crítica à baixa aplicabilidade, à baixa aderência da norma ainda pela administração pública em termos de sanção empresarial”, pontuou o coordenador do evento, o advogado especialista em compliance, Matheus Cunha.
 
As inscrições para o Seminário ainda podem ser feitas no site da OAB-MT (
www.oabmt.org.br/esa) onde constam também as informações sobre toda a programação. A participação contará com a carga horária de 12 horas/aula. Mais informações também podem ser obtidas nos telefones (65) 3613-0957/ 3613-0930.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet