Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

Liberou Curvo

Justiça Eleitoral cassa mandato de Lucimar Campos e seu vice

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Justiça Eleitoral cassa mandato de Lucimar Campos e seu vice
A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre Campos (DEM), teve os diplomas e mandatos eleitorais cassados pelo juiz Carlos José Rondon Luz, da 20ª Zona Eleitoral do município. A decisão também se estende ao vice dela, José Aderson Hazama. Eles respondiam ação por suposta prática de abuso do poder político, apontado pelo Diretório Municipal do Partido Democrático Trabalhista de Várzea Grande.

Leia mais:
Taques rebate prefeita Lucimar e diz que governo não trabalha para grupos políticos

No pedido, o diretório municipal argumentou que diversos secretários e ex-secretários utilizaram de várias formas e por inúmeras vezes a máquina pública com o intuito de favorecer a campanha de Lucimar Campos e José Hazama, no pleito de 2016.

Lucimar e Hazama ainda foram declarados inelegíveis pela Justiça pelo prazo de oito anos [contado a partir de 2016], assim como: Pedro Marcos Campos Lemos, Luiz Celso de Moraes Oliveira, Kathe Maria Martins, Luiz Antônio Vitório Soares, Helen Faria Ferreira, Chico Curvo e Eduardo Abelaira Vizotto. 

O magistrado ainda entendeu que não houve participação do vereador Chico Curvo (PSD) no ato. Sendo assim, rejeitou o pedido para que ele também tivesse o mandato cassado: "pleito que realmente não se continha, implícita ou explicitamente, na petição inicial", diz trecho da decisão.

A Justiça entendeu que ficou evidenciado o abuso do poder político, por meio da prática de várias condutas ilícitas levadas a efeito conjunta e ordenadamente por Lucimar, e demais denunciados.

Enquanto novas eleições não são convocadas, o presidente da Câmara de Vereadores será o responsável pelo município.

O advogado de defesa de Lucimar Campos, Ronimárcio Naves, explicou à reportagem que "vamos fazer a leitura da sentença amanhã, quando for publicada. Analisaremos e tomaremos as medidas cabíveis, vamos recorrer. Os fundamentos desta ação, já foram todos superados pelo TRE em outros recursos".

Atualizada às 21h01.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet