Olhar Jurídico

Segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Notícias / Eleitoral

Justiça suspende propaganda de candidato a deputado federal que utilizou fala de Mauro Mendes

Da Redação - Vinicius Mendes

20 Set 2018 - 08:35

Foto: Marcos Lopes / AL MT

Justiça suspende propaganda de candidato a deputado federal que utilizou fala de Mauro Mendes
O juiz auxiliar da propaganda, Paulo Cezar Alves Sodré, determinou a suspensão imediata de uma propaganda eleitoral do candidato a deputado federal Adriano Aparecido Silva, porque nesta o candidato a governador, Mauro Mendes (DEM), aparece falando por mais de 25% do tempo da propaganda, o que não é permitido. Em caso de descumprimento da decisão será aplicada multa diária de R$ 1 mil.
 
Leia mais:
Juiz não vê ofensa a Taques em propaganda de Mauro Mendes e nega direito de resposta
 
A representação foi feita pelo candidato a deputado federal, Dr. Leonardo, contra o também candidato a deputado federal Professor Adriano e contra a coligação dele, a “Pra mudar Mato Grosso”, por causa de uma propaganda veiculada na TV, na qual Adriano aparece junto com o candidato Mauro Mendes.

O representante denunciou que em uma propaganda eleitoral veiculada na TV no dia 16 de setembro do candidato Adriano Silva o candidato ao Governo, Mauro Mendes, aparece falando por mais de 25% do tempo da propaganda, o que não é permitido pela lei eleitoral.
 
O Representante requereu a título de tutela de urgência que este Juízo ordene aos Representados a suspensão da exibição do programa objurgado, bem como que se notifique todas as emissoras para se absterem de divulgarem o conteúdo da propaganda, sob pena de multa diária, nos termos da lei.

“A fala de apoio do candidato a Governador MAURO MENDES extrapolou o teto máximo de 25% da inserção, mormente porque isso ocorreu durante dezesseis segundos, ou seja, se perpetrou em mais de 50% do tempo total da inserção”, argumentou o representante.
 
A proibição de invasão de programa destinado à propaganda eleitoral gratuita alcança todos os horários, seja majoritário ou proporcional, e tem como objetivo impedir que o tempo destinado a determinado candidato seja indevidamente usado para promover a candidatura de outro postulante a cargo eletivo.

O juiz Paulo Cezar Sodré avaliou que o tempo total que o apoiador e candidato a governador Mauro Mendes poderia se apresentar na inserção do candidato Adriano Silva era de 7,5 segundos, isto é, 25% do tempo total da propaganda (30 segundos). “Mas o que ocorreu foi efetivamente o contrário, visto que a fala do candidato ADRIANO SILVA foi de apenas 8 segundos”.

O magistrado entendeu que a propaganda “ trata-se de clara e desnecessária tentativa de massificar o nome e o número do candidato majoritário, em um pedido subliminar de votos, sem dependência às candidaturas ao pleito proporcional, o que é vedado”.

Ele então determinou a suspensão imediata da propaganda, sob pena de multa diária de R$ 1 mil caso a decisão seja descumprida.

34 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Marielly
    22 Set 2018 às 09:53

    É 25 para mudar!!

  • Agnes
    21 Set 2018 às 14:05

    Mendes não precisa disso, já demonstrou que é competente!!! Vai ganhar no primeiro turno.

  • Poliana
    21 Set 2018 às 11:08

    Mauro Mendes para Mudar! #aonda25

  • Poliana
    21 Set 2018 às 10:56

    Esse governo precisa SAIR URGENTE!! ISSO É UM ABSURDO! Vamos mudar com Mauro Mendes 25!

  • Virginia
    21 Set 2018 às 09:05

    Grande lidar da Mudança 25 ????????

  • Eduardo
    21 Set 2018 às 08:46

    Quer copiar Mauro Mendes kkkkk, Mauro Mendes Foi o Melhor Prefeito de Cuiabá e será ótimo Governador para MT !

  • Eduardo
    21 Set 2018 às 08:36

    Não vejo a hora de Mauro Mendes assumir o Governo de MT para Mudanças ele é em ótimo Gestor... É 25 pra mudar MT

  • Afonso
    21 Set 2018 às 01:00

    Mauro Mendes se mostra melhor e com mais governabilidade doque esse Taques que fez quase nada pelo nosso Estado!

  • Daniely
    20 Set 2018 às 23:02

    Mauro Mendes pra renovar. #25PRAMUDAR

  • Daniely
    20 Set 2018 às 22:58

    A casa dos sujos estão caindo. #aondaé25

Sitevip Internet