Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Publicada resolução que destina penas pecuniárias a projetos e entidades sociais

Foi publicada nesta segunda-feira, 16, no Diário de Justiça, a resolução 154/12 do CNJ, que define a política institucional do Poder Judiciário na utilização dos recursos oriundos da aplicação da pena de prestação pecuniária.

De acordo com a resolução, o valor arrecadado com o pagamento das penas pecuniárias será destinado a projetos e entidades com finalidade social que promovam a ressocialização de detentos e egressos do sistema carcerário, prevenção da criminalidade, assim como a assistência às vítimas dos crimes.

A norma estabelece que os recursos pagos a título de pena pecuniária devem ser depositados em conta bancária judicial vinculada a varas de Execução Penal ou varas de Penas e Medidas Alternativas, sendo que o dinheiro só pode ser movimentado por alvará judicial.

A resolução mantém o direito dos juízes responsáveis pelas varas de repassar os valores depositados a titulo de pena pecuniária às vítimas ou dependentes dos crimes relacionados ao pagamento das penas pecuniárias, como prevê o artigo 45 do CP.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet