Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

PRESOS CONTAMINADOS

​Juiz faz uso de sala especial para evitar proliferação de tuberculose

Foto: Rogério Florentino / OD / Reprodução

​Juiz faz uso de sala especial para evitar proliferação de tuberculose
O juiz Jeverson Luiz Quinteiro, da Segunda Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, tem realizado audiências de custódia em uma sala especial, por medida de segurança e preservação da saúde de todos os presentes no ato, já que vários réus estariam acometidos de tuberculose. A doença se propaga facilmente pelo ar.
 
Leia mais:
Cerca de 60 presos são isolados após diagnóstico de tuberculose na Penitenciaria Central do Estado
 
De acordo com o magistrado, o pedido foi feito à Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que autorizou. O juiz disse que a medida é necessária para preservar a segurança e a saúde de todos que participarem da audiência razão de constantes relatos de presos informando estarem com tuberculose
 
O juiz Jeverson Luiz Quinteiro, titular da Segunda Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, explica que, quando realiza audiências de custódia, tem optado pelo uso da sala especial por medida de segurança e preservação da saúde de todos os presentes ao ato. Conforme o magistrado, o pedido para utilização da sala foi feito à Corregedoria e expressamente autorizado.
 
“Antes de usar a sala especial já enfrentei situações de o preso estar sendo interrogado e, ao ser questionado sobre sua saúde, informar que tinha tuberculose e não estar usando sequer uma máscara. Isso pode gerar a contaminação de todos que se encontram no ambiente. Com a sala especial, essa possibilidade fica limitada”, afirmou o juiz.
 
Ele ainda salientou que na sala especial, o Ministério Público, a defesa, bem como os parentes do preso, têm total acesso visual e proximidade do contaminado, porém com mais proteção. Ele também justificou que a sala garante a segurança dos presentes no ato. No ano passado alguns ataques ocorreram em fóruns de Mato Grosso.
 
“Não é apenas pela questão das doenças que podem ser transmitidas, mas principalmente pela questão de segurança”, defendeu o magistrado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet