Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

ESCALONAMENTO

​Juiz nega pedido de servidores para bloqueio de contas do Estado e pagamento do 13º

Foto: Rogério Florentino / OD / Reprodução

No detalhe: o juiz Roberto Teixeira Seror

No detalhe: o juiz Roberto Teixeira Seror

O juiz Roberto Teixeira Seror, da 5ª Vara Especializada da Fazenda Pública, negou o pedido de cinco representantes de servidores públicos para que o pagamento do 13º salário de 2018, que ainda não foram repassados, fosse feito em até 72 horas, requerendo ainda que fosse feito o bloqueio das contas do Governo para que este pagamento fosse garantido. O magistrado levou em consideração que o Executivo já apresentou uma proposta para que esta situação seja resolvida.
 
Leia mais:
Deputados aprovam por unanimidade reformulação do Fethab e ampliam taxação do agronegócio
 
O pedido da Associação Mato-grossense de Delegados de Polícia (Amdepol), do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso (Sindepo/MT), do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso (Sindepojuc), do Sindicato da Carreira dos profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (Sindpss) e do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social (Sindes) foi julgado no último dia 15 de janeiro.
 
O objetivo dos servidores foi a concessão da tutela provisória de urgência, para que o pagamento do 13º salário aniversariantes dos meses de novembro e dezembro de 2018 fosse feito de forma integral em até 72 horas. O Sindepojuc, o Sindpss e o Sindes ainda pediram que fosse determinado o bloqueio das contas do Governo, no valor correspondente aos benefícios devidos, para que o pagamento fosse garantido.
 
O juiz cita que o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, declarou através dos meios de comunicação que o Estado não conseguiria realizar o pagamento do 13º salário dos servidores que fizeram aniversário em novembro e dezembro de 2018. Ele ainda mencionou que no dia 4 de janeiro os servidores foram comunicados que estes valores devidos seriam pagos de foram escalonada, em quatro parcelas, nos dias 31/01, 28/02, 31/03 e 30/04.
 
O magistrado argumentou que o pedido dos servidores encontra impedimento no § 2º do art. 7º da Lei do Mandado de Segurança (Lei 12.016 de 2009), que determina que “não será concedida medida liminar que tenha por objeto a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza”.
 
Ele entendeu que o pedido configura obtenção de vantagem e indeferiu o pedido. Além disso, ele também considerou que o Estado de Mato Grosso já se prontificou a efetuar o pagamento do 13º salário, “ainda que de forma escalonada, não havendo, ao menos nesta seara de cognição sumária, ilegalidade no ato praticado pelo ente público estadual”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet