Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Administrativo

Mudanças

Tribunal do Pleno define composição do novo órgão especial do TJ; veja como ficou

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Tribunal do Pleno define composição do novo órgão especial do TJ;  veja como ficou
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso elegeu, em sessão ordinária administrativa realizada nesta quinta-feira (14), os membros que irão integrar o novo Órgão Especial da Corte. Além dos três integrantes dos cargos de direção da instituição, também  integrarão o colegiado, formado por 13 membros, os desembargadores Orlando de Almeida Perri, Paulo da Cunha, Juvenal Pereira da Silva, Márcio Vidal, Rui Ramos Ribeiro, Marcos Henrique Machado, João Ferreira Filho, Rondon Bassil Dower Filho, Clarice Claudino da Silva e Maria Erotides Kneip.

Leia mais:
​TJMT divulga resultado provisório do concurso dos cartórios extrajudiciais; veja lista

Eles se juntam aos desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha (presidente), Maria Helena Gargaglione Póvoas (vice-presidente) e Luiz Ferreira da Silva (corregedor-geral da Justiça), que integram cargos de direção da instituição.

Os desembargadores Orlando de Almeida Perri, Paulo da Cunha, Juvenal Pereira da Silva, Márcio Vidal e Rui Ramos Ribeiro foram eleitos pelo critério de antiguidade. Já o desembargador Marcos Henrique Machado foi escolhido em razão da classe de origem (Ministério Público). Para as demais quatro vagas, foi realizada votação, sendo eleitos os magistrados João Ferreira Filho, Rondon Bassil Dower Filho, Clarice Claudino da Silva  e Maria Erotides Kneip. Como substitutos ficaram os desembargadores Maria Aparecida Ribeiro otos) e Gilberto Giraldelli.

A instalação do Órgão Especial está marcada para o dia 25 de fevereiro. As sessões serão realizadas toda segunda quinta-feira do mês, para assuntos judiciais, e toda quarta quinta-feira do mês, para assuntos administrativos.

Em janeiro, o TJMT aprovou a Proposição n. 7/2017, que criou o Órgão Especial, com transferência de competências, por delegação do Tribunal Pleno. Foi observado considerável aumento na produtividade, com consequente redução no tempo de tramitação dos processos, nos tribunais onde já existe o Órgão Especial, em virtude do número reduzido de julgadores, o que contribui para a eficácia do julgamento.

O Órgão Especial do TJMT é composto por 13 desembargadores, sendo três natos (presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça) e mais 10, cinco dos mais antigos e cinco eleitos dentre os outros desembargadores.

"Essa é uma mudança profunda na forma de julgar e um dos objetivos é realizar os julgamentos com a maior rapidez possível. No Órgão Especial, com esses 13 membros, a possibilidade de não realizarmos sessões por falta de quórum vai a praticamente zero. Com isso temos certeza que a sociedade sairá ganhando com essa agilidade e eficiência", afirmou o presidente Carlos Alberto Alves da Rocha, na ocasião. 

A criação do Órgão Especial está prevista na Constituição Federal, conforme artigo 93, XI, que versa que no tribunal com número superior a 25 julgadores poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.

Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e São Paulo são tribunais que já contam com o Órgão Especial.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet