Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

​CALAMIDADE NA SAÚDE

Lúdio pede na Justiça que Prefeitura de Cuiabá realize intervenção na Santa Casa

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Lúdio pede na Justiça que Prefeitura de Cuiabá realize intervenção na Santa Casa
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) ingressou com ação popular com pedido de liminar em face do Município de Cuiabá e da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, buscando que a Prefeitura da capital realize imediatamente uma intervenção na unidade hospitalar para que os atendimentos sejam restabelecidos. A ação foi proposta junto à Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular da Capital.
 
Leia mais:
AL irá disponibilizar R$ 3,5 milhões para pagar parte dos salários atrasados da Santa Casa
 
O deputado cita que o Município de Cuiabá é o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), “com direção única em sua esfera de governo dentro de sua base territorial e destina recursos públicos à Sociedade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia”.
 
Ele ainda relata que, na condição de gestor do SUS, o município também é responsável pela gestão das unidades prestadoras de serviço ao SUS, estatais e privadas, estabelecidas no território municipal.
 
Lúdio menciona que a Santa Casa, instituição fundada há mais de 200 anos, realizava até o início deste ano, na capital, atendimento médico hospitalar em grande parte de pacientes do SUS, recebendo em contrapartida repasses de recurso público vindos do município.
 
“Com fortes indícios de má gestão, desvio de finalidade e inadimplência, a instituição de saúde ‘fechou as portas’ interrompendo os atendimentos à população, causando desequilíbrio na saúde da cidade e agravando ainda mais a situação dos outros hospitais que já contavam com superlotação e falta de equipamentos, de medicamentos e até de pessoal”.
 
O deputado ainda argumenta que o município, além de custear parte do funcionamento do hospital, possui meios legais para intervir na administração e gestão da Santa Casa, “restabelecendo assim, a ordem e o funcionamento das atividades”.
 
“A inércia do Poder Público lesa o Patrimônio Público e a moralidade administrativa, bem como o patrimônio histórico e nega acesso a serviço essencial a vida humana, haja vista que a Santa Casa está intimamente ligada coma história e desenvolvimento da saúde na Capital”.
 
Lúdio então pediu que a Prefeitura de Cuiabá realize imediatamente a intervenção na Santa Casa, por meio de requisição administrativa, requisitando todo seu pessoal, instalações, dependências, instrumentos e medicamentos, “para o restabelecimento de atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente e de calamidade pública da saúde do Município de Cuiabá”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet