Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

​MANDATO EM RISCO

Ex-ministro faz defesa de Fávaro em julgamento sobre suposto caixa 2 de Selma

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Ex-ministro faz defesa de Fávaro em julgamento sobre suposto caixa 2 de Selma
10h12 - O julgamento foi adiado para a próxima quarta-feira (10). Isso porque os desembargadores entenderam que não havia o quórum de 100% dos magistrados, sendo que na próxima quarta-feira será feita a convocação de um substituto. Além disto, também há uma exceção de suspeição do desembargador Pedro Sakamoto, que será analisada. 

08h37 - O ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, está em Cuiabá para fazer a defesa do ex-candidato ao Senado, Carlos Fávaro (PSD), no julgamento sobre o suposto crime de caixa 2 que teria sido praticado pela senadora Selma Arruda (PSL) antes de ser eleita. O julgamento ocorre na manhã desta terça-feira (9) no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), em Cuiabá.
 
Leia mais:
Desembargador agenda julgamento de suposto caixa 2 de Selma para dia 9
 
A juíza aposentada Selma Arruda é acusada de caixa 2 na campanha vitoriosa que a conduziu ao Senado como candidata mais votada por Mato Grosso. Recaem sobre ela as suspeitas de contratações de serviços de campanha antes do período permitido. A senadora nega as acusações.

A ação sobre o suposto caixa 2 foi movida pelo adversário de Selma nas eleições de 2018, o candidato Sebastião Carlos (Rede).
 
Em entrevista concedida ao Olhar Direto na última semana, Carlos Fávaro, ao comentar o processo, lembrou das prisões dos ex-presidentes Lula (PT) e Michel Temer (MDB).
 
“Eu sou um democrata, confio nas instituições, confio na Justiça e a Justiça no Brasil vale para todos. Está demonstrado nos últimos anos. Já tivemos agora dois ex-presidentes presos. Nós temos grandes figuras políticas que cometeram irregularidades e foram presos, foram cassados, a Justiça serve para todos e eu confio na Justiça”, disse.
 
A defesa de Fávaro é patrocinada pelo ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Caso Selma seja cassada sua vaga ficará disponível e novas eleições devem acontecer.
 
Novas eleições
 
O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), a cassação da diplomação da senadora Selma Arruda, eleita pela Coligação "Segue em Frente Mato Grosso", e de seus suplentes.
 
De acordo com a PRE, restou apurado no processo que integrantes da chapa da candidata Selma Arruda abusaram de poder econômico, assim como praticaram caixa 2 de campanha ao contraírem despesas de natureza tipicamente eleitoral no valor de R$ 1.246.256,36, quitadas com recursos de origem clandestina, que não transitaram regularmente pela conta bancária oficial.
 
O MPF também requereu novas eleições para o cargo, pois aventar a posse do terceiro colocado nas eleições representaria atropelar a vontade popular e violar o regime democrático amparado pela Constituição Federal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet