Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Civil

​IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Promotor instaura inquérito contra secretário após descumprimento de decisão judicial

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Promotor instaura inquérito contra secretário após descumprimento de decisão judicial
O promotor Célio Joubert Fúrio, da 35ª Promotoria de Justiça Especializada em Conta Pública, instaurou inquérito civil contra o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho, para apurar eventuais atos de improbidade administrativa. O secretário teria descumprido uma decisão judicial que determinava a realização de exame de eletroneuromiografia na rede pública de saúde.
 
Leia mais:
Vereadores representam contra secretário por 'auto-premiação' e pedem devolução de R$ 31 mil
 
O promotor cita que recebeu a notícia da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa da Cidadania, contendo parte dos autos de uma ação civil pública, na qual o juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior relata descumprimento de liminar e decisão judicial na referida ação, sobre a realização de exame de eletroneuromiografia. O Município de Cuiabá ainda teria firmado, de forma irregular, um Termo de Compromisso de Atendimento Ambulatorial.
 
Em uma portaria do último dia 10 de abril o promotor decidiu instaurar inquérito civil para “apurar eventuais atos de improbidade administrativa em face da conduta do Secretário Municipal de Saúde, Luiz Antonio Possas de Carvalho e, por ser necessária a complementação de informações visando colher elementos para identificação e melhor delimitação dos investigados, dos fatos e do objeto da apuração”.
 
Outro lado

Em relação ao inquérito civil instaurado pelo Ministério Público sobre a ordem judicial que determinava a realização de exame eletroneuromiografia aos usuários da rede pública de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde informa:

- Em junho de 2018 foi firmado um Termo de Compromisso para Atendimento Ambulatorial com o médico Dr. Marco Antonio de Arruda Figueiredo para a realização de 66 procedimentos por mês, sendo 44 segmentos e 22 exames, oferecendo aos pacientes todos os recursos necessários ao seu atendimento. Vale ressaltar que cada membro do corpo conta como um segmento.

- As consultas e exames são regulados e encaminhados pela Central de Regulação, não permitindo a possibilidade de encaixes devido à alta demanda;

- Desde que o Termo de Compromisso foi firmado a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação, tem encaminhado os pacientes que estão na lista;

- O Termo de Compromisso expira no mês de junho de 2019, mas já está sendo renovado pela Secretaria Municipal de Saúde.

- A SMS está tomando todas as providências cabíveis para atender os pacientes.



Atualizada ás 14h55.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet