Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Denuncia na corregedoria

Herdeiro acusa juiz de perseguição e ameaça de morte após intervenção frustrada em cartório

Foto: Reprodução

O juiz Alexandre Delicato Pampado

O juiz Alexandre Delicato Pampado

O piloto mato-grossense de Fórmula Truck, Pedro Paulo Fernandes, de Primavera do Leste (distante 244 quilômetros de Cuiabá), fez uma série de denúncias contra o juiz Alexandre Delicato Pampado, na Procuradoria Geral de Justiça de Mato Grosso (PGJ), entre as quais acusa o magistrado de ameaçá-lo de morte e patrocinar perseguições.

Fernandes é herdeiro do cartório do 1º Ofício da cidade e diz que as represálias são motivadas por conta de intervenções que sua avó, proprietária do local, sofreu por parte de Pampado, mas que foram revertidas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. As acusações estão sob análise do Núcleo de Ações de Competências Originárias (NACO), da PGJ.

Leia mais:
Desembargador Gilberto Giraldelli é eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso

“Essa situação toda tirou completamente a minha paz. Eu estou sofrendo ameaça de morte. Certamente, há má intenção em toda essa situação”, disse Pedro Paulo, em entrevista ao site Portal Mato Grosso.

Conforme narrou o piloto, na denúncia, sua avó, Elza Fernandes Barbosa, sofreu intervenção de suas atribuições no Cartório, por decisão do magistrado, mas retomou as suas atividades por força de Mandado de Segurança deferido no final de 2018, pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Márcio Vidal.

Pedro Paulo conta, ainda, que recentemente ele e um grupo de funcionários do cartório teriam contratado um tenente coronel da Polícia Militar, identificado como oficial Barros, para que realizasse um curso sobre procedimentos antissequestro, segurança e defesa pessoal.

“Cada um de nós pagou a importância de R$ 2.500, devidamente registrada por meio de recibos. Primavera do Leste é uma cidade pequena e não era segredo para ninguém que estávamos preocupados com a nossa segurança e sobre o curso que fizemos”, explicou o piloto.

Em abril deste ano, após a realização do curso, Pedro Paulo foi intimado para prestar depoimento imediatamente na Polícia Civil sobre um procedimento que apurava suposta apreensão de R$ 30 mil com o oficial Barros. Para o piloto, todo o processo fazia parte de uma “trama” armada por Pampado.

“Estranhei a situação, mas fui [prestar depoimento] em respeito à autoridade policial. Foi a primeira vez que entrei numa delegacia, mas não acredito que esse procedimento seja normal. Tem algo muito estranho nisso. No mais, um curso de defesa pessoal comentado publicamente em nenhuma hipótese poderia ser visto como ameaça à vida de alguém, principalmente à integridade de um magistrado. É de se estranhar e não há dúvidas de que toda essa trama faça parte de um processo de intimidação”, declarou.
 
O piloto Pedro Paulo Fernandes, autor da denúncia.

PP Fernandes, como é conhecido nas pistas, é campeão mundial de kart, vice-campeão de construtores da Formula Truck e venceu, em fevereiro, a Etapa Nacional da FT em Goiânia.

Os advogados do piloto defendem que Pampado não estaria encontrando meios legais para retomar a intervenção no cartório, uma vez que todos seus afastamentos e intervenções foram revertidas pelo Tribunal de Justiça, e estaria agora partindo para meios ilegais.

“O juiz aumentou e muito a perseguição e passou a fazer uma gestão de verdadeiro terror, abriu inúmeras sindicâncias, pelas razões mais fúteis possíveis, inclusive sobrepondo decisão tomada em correição realizada pela Corregedoria-Geral de Justiça, que atestou regularidade nas atuações da Cartorária, ignorando a hierarquia, o Juiz abriu sindicância e aplicou penalidade de afastamento”, diz trecho da denúncia.

Pedro Paulo conta, ainda, que desde que denunciou o juiz “carros vem rondando a sua residência, estacionando na frente e tirando fotos em atitude intimidadora”.

O juiz Alexandre Pampado não foi encontrado para comentar o caso.

(Com informações do site Portal Mato Grosso)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet