Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

nesta segunda

Coronel acusado de envolvimento na 'grampolândia' viaja para trabalhar em escola militar

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Marcos Faleiros, juiz da Vara Criminal Especializada em Justiça Militar

Marcos Faleiros, juiz da Vara Criminal Especializada em Justiça Militar

O coronel Ronelson Jorge de Barros comunicou à Justiça na sexta-feira (24) que estará ausente de Cuiabá nesta segunda (27). O militar envolvido no caso conhecido como grampolância pantaneira realiza viagem oficial ao município de Rondonópolis (212 km de Cuiabá). Ronelson participará de atividades em uma escola militar e o retorno ocorre ainda nesta segunda. 
 
Leia também 
Suposto mandante e braço armado da chacina de Colniza passarão por júri popular


O juiz Marcos Faleiros, da Vara Criminal Especializada em Justiça Militar de Cuiabá, autorizou o coronel Ronelson a realizar viagens oficiais sem a necessidade de autorização prévia. Mesmo com a decisão, o réu decidiu comunicar sua ida.

A ação da grampolândia pantaneira aguarda julgamento. Audiências para novos reinterrogatórios do coronel Zaqueu Barbosa e do cabo Gerson Correa Junior foram marcadas para os dias 16 e 17 de julho. O caso já havia ultrapassado a fase de alegações finais.

No processo são réus os coronéis Zaqueu Barbosa, Evandro Alexandre Ferraz Lesco, Ronelson Jorge de Barros, o tenente-coronel Januário Antônio Batista e o cabo Gerson Luiz Ferreira Corrêa Júnior.
 
Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio de 2017 que a Polícia Militar em Mato Grosso grampeou de maneira irregular uma lista com dezenas de pessoas que não eram investigadas por nenhum crime.  
 
A matéria destacou como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (MDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes Neto, conhecido como Muvuca. Eles eram apenas alguns dos “monitorados”.   

O esquema de arapongagem já havia vazado na imprensa local após o início da apuração de Fantástico. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet