Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

NA ARARATH

Ex-gerente de banco firma delação premiada para revelar esquema de lavagem em MT

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ex-gerente de banco firma delação premiada para  revelar esquema de lavagem em MT
Ex-gerente do Bic Banco em Mato Grosso, Luiz Carlos Cuzziol firmou delação premiada junto ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), em Brasília. O colaborador pretende atuar revelando detalhes sobre esquemas de triangulação para lavagem de dinheiro.

Leia também 
MP deve responder contestação de Maggi em ação por compra de vaga; bloqueio contra delator é mantido

 
Cuzziol já foi condenado em ação da Ararath.  Processo de 2015 gerou pena de 31 anos de reclusão. No mesmo caso, o ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes, recebeu condenação a 69 anos.
 
No contexto geral, a Operação Ararath, produto de uma atuação conjunta envolvendo o Ministério Público Federal (MPF), o Supremo Tribunal Federal (STF), a Justiça Federal e a Polícia Federal (PF), teve por objetivo desbaratar uma organização criminosa que praticava crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro.
 
Estimativas iniciais especulavam sobre crimes no montante de R$ 500 milhões. A delação do ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, revelou montante desviado superior a R$ 1 bilhão.
 
Conforme apurado pelo Olhar Jurídico, diversos advogados estão se deslocando ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região para tentar obter cópia da delação firmada por Cuzziol.
 
A reportagem apurou ainda que os esquemas de lavagem de dinheiro obedeciam triangulações entre o Poder Executivo, o Bic Banco e empresas. O dinheiro desviado pagava empréstimos das empresas realizados na instituição financeira. Levantamento inicial aponta ao menos 20 transações suspeitas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet