Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

recolhimento domiciliar

Juíza acata justificativa de médicos da Sangria que descumpriram cautelares e descarta prisões

Foto: TJMT

Juíza acata justificativa de médicos da Sangria que descumpriram cautelares e descarta prisões
A juíza Ana Cristina Mendes, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, acatou justificativas dos médicos Luciano Correia Ribeiro e Fábio Liberali, réus e colaboradores no processo proveniente da Operação Sangria. Eles comunicaram descumprimento de cautelares que substituíram prisão preventiva menos de uma semana após deixarem a cadeia.
 
Leia também 
Semiaberto de Arcanjo pode ser revisto e regime de pena regredido ao fechado


Na decisão que revogou as prisões, posicionamento do dia 3 de maio, o recolhimento domiciliar noturno deveria durar nos dias de semana, exatamente das 19h às 6h. Em fins de semanas e feriados, o recolhimento é integral.
 
Mesmo com o alerta, a medida, considerada essencial para reverter as prisões, foi descumprida quatro dias depois do alvará de soltura. Em 7 de maio Luciano Ribeiro se recolheu às 19h30. Conforme relatado pelo advogado Helio Nishiama, o atraso foi causado pelo atendimento a uma paciente com infecção no apêndice. 
 
No dia 8 de maio, Fábio Liberali se recolheu com um atraso de 10 minutos, ou seja, voltou para casa às 19h10. Também conforme o advogado Helio Nishiama, o atraso foi causado por um atendimento médico.
 
No dia 9 de maio, a defesa dos dois réus enviou termo de justificativa sobre os descumprimentos. Segundo Nishiama, nas ocasiões a Central de Monitoramento foi imediatamente comunicada.
 
A rápida comunicação foi acatada. “No que se refere ao descumprimento da Medida Cautelar de Recolhimento Noturno noticiado pela defesa de Luciano Correa Ribeiro e Fábio Liberali Weisshueimer, entendo como devidamente justificada, visto que se tratou de acontecimento esporádico e o atraso se deu dentro da margem de tolerância”, afirmou a magistrada.
 
A Sangria

A investigação da operação Sangria apura fraudes em licitação, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, crimes cometidos através de contratos celebrados com as empresas usadas pela organização, em especial, a Sociedade Mato-Grossense de Assistência Médica em Medicina Interna (Proclin), Serviços de Saúde e Atendimento Domiciliar (Qualycare) e Prox Participações.  

O alvo principal até o momento é o médico Huark Douglas Correia, ex-secretário de Saúde em Cuiabá. 

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet