Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Arca de Noé

Juiz nega prescrição e mantém ação contra Arcanjo por peculato e lavagem de dinheiro

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Juiz nega prescrição e mantém ação contra Arcanjo por peculato e lavagem de dinheiro
O juiz Jorge Tadeu, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, negou declarar prescrita ação contra o bicheiro João Arcanjo Ribeiro pelo crime de peculato supostamente praticado 22 vezes e lavagem de dinheiro. A decisão foi publicada no Diário de Justiça desta terça-feira (11). O processo é proveniente da Operação Arca de Noé.

Leia também 
Juíza nega recurso de Riva para suspender ação que o condenou a 17 anos de prisão

 
A ação estava parada desde 2010 e foi retomada somente em 2018 após a Suprema Corte de Justiça Uruguai autorizar a extensão extradição de Arcanjo.
 
A defesa do acusado argumentou que, em eventual condenação, a pena concretamente aplicada não ultrapassaria quatro anos de reclusão para cada um dos crimes apurados (peculato e lavagem de dinheiro), de forma que a prescrição se estabeleceria no prazo de 8 anos. 

Para embasar o pedido de arquivamento, os advogados salientaram que do último fato praticado (outubro de 2002) até o recebimento da denúncia (30 de outubro de 2010), bem como, do recebimento da denúncia até 2019 transcorreu prazo superior a oito anos, impondo-se a extinção da punibilidade justamente pela prescrição.
 
Em sua decisão, Jorge Tadeu esclareceu que o delito de peculato é gera pena de dois a 12 anos de reclusão, enquanto o delito de lavagem de dinheiro gera pena de três a 10 anos de reclusão.
 
“Desta forma, considerando que, em ambos os casos, as penas máximas atraem a prescrição de 16 anos, nos termos do art. 109, inciso II do Código Penal, tem-se que não se operou a prescrição da pretensão punitiva, porquanto entre os lapsos temporais supramencionados não transcorreu tempo superior a 16 (dezesseis) anos”, afirmou o magistrado.
 
Ao negar o pedido de prescrição, o juiz Jorge Tadeu explicou ainda que o processo permaneceu suspenso nos anos que a Justiça aguardava extensão de extradição.

A Operação Arca de Noé foi deflagrada em 2002 pela Polícia Federal e desmantelou sistema financeiro à margem do oficial liderado pelo ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro. O então criminoso contava com o auxílio de políticos como os ex-deputados José Riva e Humberto Bosaipo. O objetivo era desviar dinheiro público por meio de empresas fantasmas e depois lavara quantias nas factorings de Arcanjo.

Atualmente Arcanjo está preso preventivamente em razão de mandado expedido na Operação Mantus, que combateu organizações criminosas atuantes no jogo do bicho. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet