Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

para inquérito

Delegado da Polícia Civil pede cópia de ação da Grampolândia Pantaneira na Vara Militar

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Delegado da Polícia Civil pede cópia de ação da Grampolândia Pantaneira na Vara Militar
Ofício do delegado da Polícia Civil Rafael Mendes Scatolon, responsável por investigar a Grampolândia Pantaneira, pediu ao juízo da Vara Militar de Cuiabá o compartilhamento de informações da ação contra os coronéis Zaqueu Barbosa, Evandro Alexandre Ferraz Lesco, Ronelson Jorge de Barros, o tenente-coronel Januário Antônio Batista e o cabo Gerson Corrêa Júnior.
                                   
Leia também 
MP recusa celebrar acordo de delação com cabo envolvido na Grampolândia Pantaneira


Conforme apurado pela reportagem, o magistrado Marcos Faleiros, responsável pelo caso na Vara Militar, já autorizou o compartilhamento das informações ao membros de Polícia Judiciária Civil. “Autorizo o fornecimento de cópias dos arquivos audiovisual, bem como dos presentes autos, nas formas solicitadas”, consta de despacho.
 
Além de Rafael, as delegadas Luciana Batista Canaverde e Jannira Laranjeira Siqueira Campos conduzem os inquéritos policiais que apuram interceptações telefônicas ilegais no Estado. As três autoridades policiais desenvolvem as investigações juntamente com cinco investigadores, entre eles dois analistas de inteligência e dois escrivães.
 
Na última semana, Zaqueu Barbosa, Evandro Lesco e Gerson Corrêa foram reinterrogados, confessando crimes que envolvem políticos, militares e membros do Ministério Público de Mato Grosso (MPE).

O caso
 
Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio de 2017 que a PM em Mato Grosso grampeou de maneira irregular uma lista com dezenas de pessoas que não eram investigadas por nenhum crime.  
 
A matéria destacou como vítimas justamemte a deputada estadual Janaína Riva, além do advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes Neto, conhecido como Muvuca.

O esquema de arapongagem já havia vazado na imprensa local após o início da apuração de Fantástico. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet