Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

por maioria

Pleno do TRE tranca inquérito policial contra Janaina Riva que investigava compra de votos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Pleno do TRE tranca inquérito policial contra Janaina Riva que investigava compra de votos
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou procedente habeas corpus e arquivou inquérito policial por suposta compra de votos contra a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e sua mãe, Janete Riva. A decisão desta terça-feira (30), por maioria, acata argumentação dos advogados Rodrigo Cyrineu, Anderson Rosseti e Rodrigo Murdrovitch.
 
Leia também 
TRE condena Taques e secretária de Educação por contratação de servidores em período eleitoral


Conclusão de julgamento havia sido adiada no dia 23 de julho após pedido de vista do desembargador Gilberto Giraldelli, presidente do TRE. A votação contava com três votos favoráveis ao habeas corpus (pelo arquivamento) e três votos contra (pela manutenção da investigação). Giraldelli então desempatou, acatando o Habeas Corpus, determinando homologação de arquivamento.

Conforme os autos, baseados em denúncia anônima, na véspera das eleições de 2014, Janaina e Janete foram até uma empresa localizada no município de Brasnorte (602 km de Cuiabá), oferecendo R$ 50 a cada funcionário para que votassem nelas. Janaina era candidata a deputada estadual e Janete disputava o Governo do Estado.

O Ministério Público Eleitoral havia se manifestado pelo arquivamento, por não existir elementos mínimos para propositura de uma ação penal.  A Polícia Federal também visualizou o esgotamento de diligências, ausência de prova documental, audiovisual e ausência de qualquer outra prova.
 
Para desempatar o caso, homologando o arquivamento, Gilberto Giraldelli levou em conta a duração do procedimento investigativo, que já resiste por cinco anos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet