Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Criminal

ararath no Supremo

Dodge pede mais 60 dias em inquérito contra Bezerra para perícia em dados bancários e fiscais

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Dodge pede mais 60 dias em inquérito contra Bezerra para perícia em dados bancários e fiscais
Procuradora-geral da República, Raquel Dodge se manifestou de forma favorável ao pedido de prorrogação por 60 dias do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Carlos Bezerra (MDB). A manifestação é do dia 23 de julho. O caso é proveniente da Operação Ararath.

Leia também 
Juíza nega pedido para quebrar sigilo bancário do deputado Carlos Avallone
 

O novo prazo seria suficiente para examinar dados bancários e fiscais que tiveram sigilo quebrado. Dodge ainda indicou a possibilidade de pedido para que o ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa e seu ex-chefe de gabinete, Sílvio Cezar Correa Araújo, sejam ouvidos na condição de delatores, visando esclarecer empréstimos ilegais a Carlos Bezerra.
 
“Há pedidos de quebra de sigilos bancário e fiscal em andamento e o inquérito deve avançar para o aprofundamento da apuração dos fatos revelados pelos colaboradores e o exaurimento da hipótese investigativa”, afirmou a PGR em seu parecer.
 
O posicionamento de Dodge responde ao delegado Nelbe Ferraz de Freitas, membro da Polícia Federal (PF), que solicitou novo prazo ao ministro Luiz Fux, relator do inquérito. Ainda conforme Dodge, “é relevante a realização dos exames periciais dos dados bancários e fiscais, do procedimento licitatório e da execução das obras”.
 
A investigação apura suposto desvio de recursos públicos destinados à execução de obra de ampliação e pavimentação do aeroporto de Rondonópolis (218 km de Cuiabá). Também é citada fraude na desapropriação do imóvel que deu origem ao bairro Jardim Renascer, em Cuiabá.
 
“Ante o exposto, manifesto-me favoravelmente ao pedido de prorrogação de prazo deduzido pela autoridade policial, por 60 (sessenta) dias, para a implementação das medidas instrutórias faltantes acima especificadas, essenciais para os futuros encaminhamentos da investigação, entre outras reputadas úteis à elucidação dos fatos”, finalizou Dodge.
 
Constam como investigados, além de Bezerra: José Carlos Ferreira da Silva, o ex-secretário de Infraestrutura e Logística, Cinésio Nunes de Oliveira, o ex-superintendente de obras e transportes, Tércio Lacerda de Almeida, o representante legal da empresa Ensercon, Marcílio Ferreira Kerche, Edmar Alves Botelho, Esmeraldo Teodoro de Mello e o engenheiro Pedro Maurício Mazzaro. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet