Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

réu confesso

Coronel Zaqueu oficializa pedido para obter perdão judicial na Grampolândia

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Coronel Zaqueu oficializa pedido para obter perdão judicial na Grampolândia
A defesa do ex-comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Zaqueu Barbosa, oficializou no dia 29 de julho pedido para que o réu obtenha benefícios da colaboração unilateral em julgamento da Grampolândia Pantaneira.

Leia também 
Lesco afirma que Taques ordenou grampo contra vice-governador

 
Conforme documento assinado pelo advogado Francisco de Assis do Rêgo, Zaqueu busca pelo perdão judicial após confessar diversos crimes envolvendo promotores de Justiça, colegas da PM e pessoas da classe política. Caso o argumento não seja aceito, a defesa pede que tenha a pena reduzida de um a dois terços.
 
“Com feito, a colaboração voluntária prestada pelo acusado Zaqueu, somada à sua primariedade e personalidade - agente público que sempre se destacou pelo excelente trabalho perante a PM-MT – aponta para o caminho do perdão judicial”, diz trecho do documento.
 
“Não sendo esse o entendimento de Vossa Excelência, faz-se imperiosa a concessão do benefício de redução da pena no máximo”, finaliza.
O caso
No processo conhecido como grampolândia pantaneira, são réus os coronéis Zaqueu Barbosa, Evandro Alexandre Ferraz Lesco, Ronelson Jorge de Barros, o tenente-coronel Januário Antônio Batista e o cabo Gerson Luiz Ferreira Corrêa Júnior.
 
Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio de 2017 que a Polícia Militar em Mato Grosso grampeou de maneira irregular uma lista com dezenas de pessoas que não eram investigadas por nenhum crime.  
 
A matéria destacou como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (MDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes Neto, conhecido como Muvuca. Eles são apenas alguns dos “monitorados”.   
 
O esquema de arapongagem já havia vazado na imprensa local após o início da apuração de Fantástico. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet