Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ambiental

maraiwatsede

Valtenir defende edição de MP para tentar suspender despejo

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) defende a publicação de uma Medida Provisória por parte do governo federal para determinar o fim da desintrusão da gleba Suiá Missú e evitar o despejo de cerca de cinco mil pessoas que vivem na terra que foi demarcada e homologada pela Funai para receber índios xavantes no nordeste do Estado.

Ainda que não tenha participado de audiência nesta segunda-feira (29.10) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro, Carlos Ayres Britto, em Brasília, em virtude de compromissos decorrentes da vitória de Mauro Mendes à prefeitura de Cuiabá, Valtenir Pereira enviou assessores à reunião.

Suiá Missú: Silval, Cidinho e Baiano tentam reverter despejo junto ao STF
Advogado da União estuda saída jurídica para impasse em Suiá Missú


De acordo com o parlamentar, a melhor solução a ser tomada pelo governador Silval é seguir a orientação do presidente do Supremo, que delegou a solução do assunto ao Poder Executivo Federal.

"A melhor saída é fazer uma petição à Casa Civil pedindo a suspensão da desintrusão da área, negociar a permuta do parque estadual pela área da reserva e encaminhar à presidente Dilma Rousseff pedido para a publicação de uma Medida Provisória alterando a situação jurídica", sugere o parlamentar.

A audiência com o presidente do Supremo reuniu o governador Silval Barbosa, o senador Cidinho Santos (PR-MT), os deputados estaduais José Riva (PSD) e Baiano Filho (PMDB) e representantes das famílias atingidas pela ameaça de despejo.

A reunião foi marcada em virtude do pedido de reconsideração da suspensão da liminar expedida pelo Tribunal Regional Federal (TRF) – que impedia a desocupação imediata da população não indígena que habita a gleba Suiá-Missú, região do Araguaia em Mato Grosso.

O pedido foi feito pelo senado Cidinho Santos (PR-MT) ao presidente da Suprema Côrte. Ayres Britto também foi o relator do processo de demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

O assunto vem sendo debatido há dois meses por um grupo de trabalho (GT) formado pela ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o Advogado Geral da União, ministro Luís Inácio Adams.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet