Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Parlamentar de GO

Wellington Fagundes indica deputado federal como testemunha de defesa em ação da Operação Sanguessuga

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Wellington Fagundes indica deputado federal como testemunha de defesa em ação da Operação Sanguessuga
O senador Wellington Fagundes (PL) indicou o deputado federal por Goiás João Campos de Araújo como testemunha de defesa em ação na Sétima Vara Federal em Mato Grosso, processo proveniente da Operação Sanguessuga. 
 
Leia também 
Justiça Federal recebe ação contra Fagundes e dá 10 dias para apresentação de testemunhas


Além de Campos de Araújo, que possui prerrogativa de foro e pode escolher data e local para ser ouvido, a Justiça Federal designou o dia 25 de outubro para realização da audiência de inquirição de mais duas testemunhas. A instrução será realizada mediante videoconferência.

O caso tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação penal está relacionada à chamada Operação Sanguessuga. A ministra Rosa Weber, do STF, reconheceu no dia 30 de maio o fim do foro privilegiado do senador Wellington Fagundes.

Acusação descreve o recebimento indevido de valores no período entre 2001 e 2006 pelo então deputado federal, o que teria ocorrido em troca da assinatura de emendas parlamentares autorizando convênios entre União e municípios para a aquisição de ambulâncias.

As aquisições eram direcionadas à empresa Planam, que em troca da operação transferia recursos para a conta do acusado e de seus parentes, por intermédio de empresas vinculadas.
 
Segundo o relatado na denúncia, o deputado disponibilizou seu mandato parlamentar em favor de Darci e Luiz Antônio Vedoin, proprietários do grupo Planam, a quem teria garantido recursos por meio de emendas parlamentares, que subsidiaram a aquisição de ambulâncias em vários municípios do Mato Grosso.

Em troca, o parlamentar teria recebido vantagem patrimonial indevida no valor mínimo de R$ 100 mil, por método de dissimulação da origem dos recursos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet