Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

nome limpo

Juíza livra de cadastro restritivo empresário vítima de estelionato revelado na Castelo de Areia

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Juíza livra de cadastro restritivo empresário vítima de estelionato revelado na Castelo de Areia
A juíza Ana Cristina Mendes, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, acatou pedido de uma vítima de estelionato supostamente praticado pelo ex-vereador João Emanuel e determinou a retirado de nome constante em cadastros restritivo.

Leia também 
Desembargador cita “indevida interferência” à autonomia do TJ em suspensão de concurso para concessão dos cartórios

 
Nilson Muller contratou seguro de garantia de negócio fraudulento em favor da empresa Soy Group, a quem penhorou 53 Cédulas de Produtor Rural (CPR), hipotecou 14 propriedades rurais, emitiu sete cártulas de cheques e efetuou transferências.
 
Após o início da Operação Castelo de Areia, medida que combateu organização criminosa, alguns cheques foram resgatados. Nilson Muller também conseguiu recuperar alguns valores despendidos a título de caução, além de obter êxito no cancelamento das CPR’s averbadas.
 
Contudo, restaram pendentes de regularização dois cheques. A vítima então requereu declaração de inexigibilidade das mencionadas folhas de cheques, bem como a expedição de ofício para os órgãos de restrição ao crédito.
 
Examinando o pedido, Ana Cristina determinou emissão de carta de anuência para cancelamento de protesto.
 
A Castelo de Areia denunciou: o ex-vereador João Emanuel Moreira Lima; o  juiz aposentado Irênio Lima Fernandes; os empresários Walter Dias Magalhães Júnior, Shirlei Aparecida Matsouka Arrabal e Marcelo de Melo Costa; o advogado Lázaro Roberto Moreira Lima; o contador Evandro José Goulart; e o comerciante Mauro Chen Guo Quin. O processo tramita na Vara Especializada Contra o Crime Organizado da Capital.

Consta na denúncia, que os acusados praticaram golpes milionários por intermédio  das empresa American Business Corporation Shares Brasil Ltda e Soy Group. Referidas pessoas jurídicas atuavam, em tese, no ramo de mercado financeiro com a captação de recursos no exterior, cujas taxas de juros teriam, supostamente, valor inferior ao praticado no Brasil, atraindo, assim, o interesse de investidores, agricultores e empresários.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet