Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

titulares e interinos

Conselheiros defendem colega denunciada por suposto tráfico de influência

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Conselheiros defendem colega denunciada por suposto tráfico de influência
Conselheiros titulares e interinos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) defenderam em sessão desta terça-feira (17) a colega Jaqueline Jacobsen, alvo de denúncia anônima que aponta suposto tráfico de influência na Corte de Contas.

Leia também 
Juiz suspende ação contra Silval e empresas que busca indenização de R$ 148 milhões por obras do VLT

 
Conforme divulgado pelo site FolhaMax, Jacobsen é alvo de uma denúncia anônima analisada pelos Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF). De acordo com documentos, a conselheira interina teria em seu gabinete o advogado e servidor comissionado, Raphael Vargas Licciardi.
 
Licciardi teria a função, segundo denunciado, de captar clientes para o escritório de assessoria jurídica onde atuaria a filha e a irmã da conselheira interina, respectivamente, Eveline Guerra da Silva e Camila Salete Jacobsen.
 
O conselheiro interino Luiz Henrique Lima foi o primeiro a defender a colega.  “Há muita gente incomodada e nervosa com decisões que vem sendo adotadas e com outras que estão por vir. Há muitos interesses contrariados. A virulência dos ataques revela a fraqueza moral dos agressores. Nada disso abala a nossa tranquilidade. Nada disso reduz o nosso entusiasmo em fazer o TCE avançar na sua atuação em prol da sociedade. Nada disso nos deterá na nossa caminhada que é prudente e humilde. Mas também é segura e determinada”, afirmou.
 
O conselheiro interino João Batista de Camargo citou “poderosas organizações que estão há muito tempo encasteladas na administração pública”. “A nossa colega Jaqueline, assim como alguns de nós, tem tomado decisões corajosas que contrariam interesses poderosos. De poderosas organizações há muito tempo encasteladas na administração pública. O ataque contra a conselheira Jaqueline Jacobsen não é isolado e faz parte de um plano orquestrado contra os conselheiros substitutos que exercem a interinidade neste Tribunal. Essa situação é inadmissível”.
 
Moises Maciel ligou os supostos ataques à proximidade da eleição da Mesa Diretora do órgão para o biênio 2020/2021. “Toda essa agitação, me parece, é por causa da eleição, que se avizinha, que é um movimento interna corporis. É algo que já resolvemos uma vez com muita tranquilidade, e resolveremos mais uma vez com muita tranquilidade. Eu estranho todos esses ataques que esta instituição tem sofrido e me solidarizo em relação a doutora Jaqueline. Quando atacam qualquer pessoa desse Tribunal, todo o Tribunal é atacado. Até o mais simples dos servidores”, apontou ele.
 
Guilherme Maluf, Luiz Carlos Pereira e Isaias Lopes da Cunha também expuseram apoio. Após as manifestações, Jaqueline Jacobsen agradeceu a Deus e aos seus colegas, encerrando o assunto.

Confira nota enviada ao Olhar Jurídico:

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet