Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Poconé

Justiça mantém liminar e 4 vereadores podem não assumir

Foto: Divulgação

Justiça mantém liminar e 4 vereadores eleitos podem não exercer mandato

Justiça mantém liminar e 4 vereadores eleitos podem não exercer mandato

O Tribunal de Justiça negou provimento ao recurso de agravo de instrumento interposto pela Câmara Municipal de Poconé e manteve a decisão liminar obtida pelo Ministério Público Estadual (MPE), que impede o aumento do número de vereadores da cidade. A decisão foi proferida nesta terça-feira (30.10), pela 3ª Câmara Cível. Com essa decisão, quatro vereadores eleitos no dia 7 de outubro correm o risco de não exercer o mandato.

De acordo com a promotora de Justiça Taiana Castrillon Dionello., a Lei Complementar Municipal nº 02/2012, que regulamentou o acréscimo de vereadores de 9 para 13, feriu o princípio de anterioridade e anualidade eleitoral da Constituição Federal. “Trata-se de norma que possui o claro objetivo de garantir segurança jurídica ao processo político-eleitoral, evitando a ocorrência de casuísmos eleitorais, realizáveis conjunturalmente por maiorias eventuais em proveito próprio. As regras das eleições devem ser definidas e de conhecimento de todos os envolvidos no processo com antecedência mínima de um ano”.

Ela explicou, ainda, que o aumento de vereadores é matéria de emenda à Lei Orgânica e não de Lei Complementar, conforme exigência do artigo 29 da Constituição Federal. Registrou, por fim que a própria lei complementar 02/12, publicada no dia 15 de junho e com previsão de ser aplicada para a próxima eleição em menos de um ano, violou o artigo 10 da lei Orgânica Municipal de Poconé, que prevê a eficácia da modificação apenas com intervalo de um ano de eleição vindoura.

Na ação, o MP ressaltou que cada parlamentar recebe, anualmente, cerca de R$ 39 mil, além de contar com outras vantagens como pagamento de diárias. “O município de Poconé já enfrenta uma série de carências e, poderá arcar, ainda, de forma ilegal e inconstitucional, com o pagamento de mais quatro parlamentares. A referida lei complementar significa um evidente prejuízo à população, que certamente é quem pagará as despesas com a manutenção de um maior número de vereadores no município”, destacou a promotora.

ANDAMENTO - Em julho deste ano, o juiz da comarca de Poconé, Ramon Fagundes Botelho, concedeu liminar ao MPE e suspendeu o aumento de vagas de vereadores. Posteriormente, o desembargador, Paulo Cunha cassou o pedido e concedeu o aumento de vagas até o julgamento de mérito. Nesta terça-feira, os desembargadores Sebastião Barbosa Farias, Dirceu Santos e Maria Erotides Kneip Baranjak validaram, por unanimidade, a liminar do juiz Ramon Botelho, retornando o número de vagas na Câmara para 9 vereadores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet