Olhar Jurídico

Sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Notícias / Criminal

Defensoria relata tortura com uso de spray de pimenta e balas de borracha na PCE

Da Redação - Arthur Santos da Silva

25 Out 2019 - 18:10

Foto: Bruno Cidade

Defensoria relata tortura com uso de spray de pimenta e balas de borracha na PCE
A Defensoria Pública de Mato Grosso encaminhou informações ao secretário de estado de Segurança, Alexandre Bustamante, sobre possíveis irregularidades na Penitenciária Central do Estado (PCE). Presos relataram sofrer violência física por parte dos agentes, que fariam uso de spray de pimenta e balas de borracha, de forma constante e sem que haja indisciplina.

Leia também 
Piran nega atuação criminosa e afirma seguir conduta ‘irreprovável e colaborativa’

 
Além disso, violências morais como intimidações, humilhações, ameaças e demonstração excessiva de poder seriam aplicadas de modo constante. As informações contam em pedido de providências para que Bustamente resolva o cenário.
 
O documento é resultado da inspeção técnica realizada por uma comissão formada por seis defensores públicos, que estiveram na unidade em agosto e setembro deste ano, para verificar as condições estruturais e a oferta de alimentação, de atendimento médico, o cumprimento de leis, além de levantar índicos de tortura e maus tratos contra os presos.
 
A medida foi tomada após familiares de presos procurarem a Defensoria para relatar casos de tortura, maus tratos e a suspensão das visitas de familiares, de forma abrupta e por 30 dias, em agosto. 
 
A Comissão de Inspeção foi composta pelos defensores Camillo Abinader Neto, Érico da Silveira, Fernando Soubhia, Silvana Ferreira, Moacir Gonçalves Neto, Tânia Vizeu Fernandes. Mas o trabalho foi feito em conjunto.
 
Participaram das inspeções e elaboração do pedido de providências o coordenador do Núcleo de Execução Penal de Cuiabá (NEP), André Rossignolo e os defensores que integram a Comissão Permanente de Monitoramento do Sistema Penitenciário da Defensoria Pública. A coordenação coube à segunda defensora pública-geral, Gisele Berna.

10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jose Olavo
    26 Out 2019 às 01:30

    Ai é a cadeia não é colônia de férias não, esta reclamando porque, se ta ai é porque deve e tem que ser assim, ta reclamando extradita pros Estados Unidos, ai voce vai cadeia dura malandro.

  • CIDADÃO INDIGNADO
    25 Out 2019 às 21:39

    Esses Defensores dos Manos bem que poderiam levar uns 100 cada um pra suas casas e dar o devido tratamento que eles acham que devem receber!!! Assim ajudam mais!!!!

  • Kleber
    25 Out 2019 às 21:30

    QUANDO O BANDIDO ENTRA NA SUA CASA, ELE NÃO PEDE POR FAVOR, É AGRESSÕES, AMEAÇAS E ETC, AI VEM DEFENSOR PÚBLICO DEFENDER, É COMPLICADO.

  • Juca
    25 Out 2019 às 21:29

    Manda esse defensor público se vestir de agente prisional e depois entrar lá. Aí depois nós conversa.

  • joao
    25 Out 2019 às 20:26

    TA COM DÓ LEVE UM PRA SUA CASA

  • Paletó
    25 Out 2019 às 20:25

    Por que a defensoria não vai conversar com as vítimas desses anjinhos.

  • Renan
    25 Out 2019 às 20:15

    Caso contrário este MP não denunciaria nada hoje lutamos contra uma mídia e bandidos para tentar manter a ordem tenta movimenta 2 mil presos sem o uso da força

  • Raimundo
    25 Out 2019 às 19:53

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • silvio lopes de moraes
    25 Out 2019 às 19:17

    Que injustiça tantas balas de banana,iogurte etc,e os caras usando bala de borracha né defensoria,vcs ja foram atrás das vítimas por um acaso?

  • Paolo
    25 Out 2019 às 18:32

    brasil dos CANALHAS

Sitevip Internet