Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

desembargador competente

Perri é escolhido para julgar processo contra ex-chefe do Gaeco denunciado por grampos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Perri é escolhido para julgar processo contra ex-chefe do Gaeco denunciado por grampos
Rondon Bassil Dower Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), declinou competência e enviou ao colega desembargador, Orlando Perri, ação contra o promotor de Justiça Marco Aurélio de Castro, denunciado por quebrar sigilo de interceptação telefônica.

Leia também 
Único condenado, Zaqueu Barbosa mentiu sobre origem de placa dos grampos

 
A decisão foi estabelecida nesta sexta-feira (8). Bassil esclareceu que Perri é o competente para apreciar e julgar as demandas decorrentes da Operação Grampolândia. Foi ele o responsável por receber os primeiros pedidos de investigações, ainda no ano de 2017, antes do envio de todo material ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
Conforme a denúncia, Marco Aurélio, então coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), quebrou segredo da Justiça, repassando a terceiros não identificados áudios captados em interceptação de comunicações telefônicas à qual teve acesso em razão do cargo que ocupava.
 
Na ocasião da Operação Ouro de Tolo, contra a ex-primeira-dama Roseli Barbosa, o desembargador Marcos Machado teve conduta questionada após divulgação de uma escuta telefônica com Silval Barbosa.
 
Os áudios obtidos junto ao Ministério Público foram expostos pela TV Centro América. A reportagem veiculou um diálogo suspeito entre as partes, gerando especulações sobre possível favorecimento.
 
Marco Aurélio deve responder pela prática do delito tipificado no artigo 10 da Lei 9.296/1996, que diz: “Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet