Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

apelação

MPE recorre contra perdão a Gerson e quer aumentar pena de Zaqueu; Absolvição de Lesco não é questionada

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Allan Sidney do Ó Souza

Allan Sidney do Ó Souza

O promotor de Justiça Allan Sidney do Ó Souza, membro do Ministério Público de Mato Grosso (MPE), ofereceu recurso de apelação contra sentença que concedeu perdão judicial ao cabo da Polícia Militar, Gerson Correa Junior, e que condenou o coronel Zaquel Barbosa a oito anos de reclusão. A absolvição de Evandro Alexandre Ferraz Lesco não foi questionada. 

Leia também
Faleiros crê em ações de 'contrainteligência' para atrapalhar investigações dos grampos

 
Segundo o órgão ministerial, houve concessão indevida de colaboração premiada unilateral. Além do perdão a Gerson, Zaqueu foi beneficiado com a redução de 2/3 da pena. A apelação foi oferecida no dia 12 de novembro. A argumentação do recurso deve ser exposta em fase posterior.
 
Na noite de quinta-feira, sete de novembro, o conselho de sentença da Justiça Militar, por maioria, concedeu perdão judicial a Gerson, considerando a colaboração feita ao processo. 
 
O coronéis Evandro Alexandre Ferraz Lesco e Ronelson Jorge de Barros, e o tenente-coronel Januário Antônio Batista  foram absolvidos. 
 
Por unanimidade, o conselho condenou Zaqueu a pena de 8 anos em regime inicial semiaberto, com remessa dos autos ao Procurador Geral do Estado para possível propositura de perda da patente.

As alegações finais do MPE chegou chegaram a pedir condenação de Lesco. Porém, a sentença foi acatada pelo órgão. 
 
O esquema

Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, revelou ue a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas.
 
A matéria destacou como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (MDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes, conhecido como Muvuca. Eles são apenas alguns dos “monitorados”, dentre médicos, empresários e funcionários públicos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet