Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Criminal

COPA DO MUNDO

Obra em Cuiabá é a 3ª em número de reeducandos

Dos 12 estádios em obras para a Copa do Mundo de 2014, oito estão sendo erguidos com a ajuda de 148 detentos e ex-detentos. A obra em Cuiabá aparece na terceira colocação em número de reeducandos contratados: 12, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1°) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A obra em Salvador (BA) também tem 12.

A obra no estádio de Natal (RN) lidera a lista, com 83 contratados por meio do acordo de acordo de cooperação técnica firmado entre o CNJ e o comitê organizador local, o Ministério dos Esportes e os estados e municípios que vão sediar o evento.

Conforme o acordo, firmado em janeiro de 2010, em empreendimentos em que há mais de 20 operários, 5% dos postos de trabalho devem ser reservados para o emprego de reeducandos (detentos, ex-detentos, pessoas que cumprem penas alternativas e adolescentes em conflito com as leis).

As obras em estádios de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Manaus (AM) contam com 14, 11, sete, cinco e quatro reeducandos, respectivamente. O acordo com o CNJ ainda não saiu do papel no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). Os presos empregados, conforme a legislação penal brasileira, têm o tempo de duração da pena reduzido em um dia a cada três trabalhados.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet