Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

reserva técnica

Ministério Público investiga empresa que paga premiações a arquitetos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ministério Público investiga empresa que paga premiações a arquitetos
O promotor de Justiça Ezequiel Borges de Campos, membro do Ministério Público de Mato Grosso (MPE), instaurou inquérito para investigar possível reserva técnica nos programas de premiação de profissionais dos segmentos de arquitetura e design realizados pela empresa Metropolitano Núcleo de Arquitetura e Design. O caso pode significar crime contra o consumidor.
 
Leia também 
Estado é condenado a indenizar em R$ 30 mil homem que teve dedo amputado após erro médico


A reserva técnica é um valor pago ao profissional por indicar um produto ou serviço de uma empresa parceira ao seu cliente. Geralmente corresponde a uma porcentagem sobre o valor da compra. Ocorre que o consumidor pode ser lesado. O valor pago ao profissional é embutido na conta do cliente. 
 
Segundo denunciado ao órgão ministerial, a premiação seria apenas uma forma de mascarar a parceria entre os profissionais do mercado e a empresa. É possível que haja lesão aos consumidores.
 
Além de possível lesão aos consumidores, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil em seu código de ética e disciplina que arquiteto e urbanista deve "recusar-se a receber, sob qualquer pretexto, qualquer honorário, provento, remuneração, comissão, gratificação, vantagem, retribuição ou presente de qualquer natureza – seja na forma de consultoria, produto, mercadoria ou mão de obra – oferecidos pelos fornecedores de insumos de seus contratantes".
 
O inquérito civil foi assinado no dia 11 de janeiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet