Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

comunicado

Indea suspende experimento após alerta sobre disseminação da ferrugem asiática

Foto: Reprodução

Indea suspende experimento após alerta sobre disseminação da ferrugem asiática
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) comunicou nesta sexta-feira (31), por meio de nota, que acatou recomendação do Ministério Público (MPE) para suspender experimento ligado à plantação de soja no mês de fevereiro. Segundo informado, havia risco de disseminação da praga conhecida como ferrugem asiática.

Leia também 
MPE alerta sobre experimento que pode disseminar ferrugem asiática em Mato Grosso

 
Recomendação era assinada pelos promotores de Justiça Ana Peterlini e Joelson de Campos Maciel. Conforme informado, o Indea e a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) firmaram acordo perante uma câmara de mediação, conciliação e arbitragem para realização de um experimento chamado “Análise comparativa da severidade foliar da ferrugem na safra 2019/2020”.
 
O objetivo do experimento é “demonstrar e divulgar tecnologia que garanta a sustentabilidade econômica da cultura de soja semeada em fevereiro, como uma opção para a produção complementar de sementes”.

A pesquisa ocorria, conforme acordo, em 30 áreas de 50 hectares cada, que deverão ser semeadas na primeira quinzena de fevereiro.  Segundo o Ministério Público, a realização da pesquisa tem gerado preocupação no meio produtivo, pois há grave risco de disseminação da ferrugem asiática, considerada a pior cultura praga da cultura de soja.
 
Ainda segundo o MPE, a principal estratégia para combater a praga é o vazio sanitário, um período obrigatório de ausência total de plantas vivas de soja. O objetivo é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem. O calendário do plantio foi estabelecido apenas entre os dias 16 de setembro e 31 de dezembro.

O acordo entra o Indea e a Aprosoja seria ilegal, trazendo riscos ao meio ambiente, caso efetivado.  Além de notificar os presidentes da entidades envolvidas no acordo, a recomendação também foi expedida à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (SEDEC).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet