Olhar Jurídico

Sábado, 28 de março de 2020

Notícias / Eleitoral

Senado precisa cumprir decisão que cassou Selma, afirmam Gilmar Mendes e Marco Aurélio

Da Redação - Arthur Santos da Silva

06 Fev 2020 - 16:46

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Senado precisa cumprir decisão que cassou Selma, afirmam Gilmar Mendes e Marco Aurélio
Os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio, membros do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmaram nesta quinta-feira (6), ao G1, que o Senado precisa cumprir a decisão que cassou Selma Arruda (Pode), parlamentar por Mato Grosso.
 
Leia também 
MPE investiga prefeito de Sorriso por fraude em licitações e contratos de R$ 8,7 milhões


“É um cumprimento formal, isso é para que o Senado comunique e tome providências. E não é só nesse caso. No caso de governadores – nós cassamos governadores em tempo recentes – e imediatamente o TSE convocou eleições. Nem se coloca essa hipótese [de não cumprir a decisão do TSE]", afirmou Gilmar Mendes ao G1.
 
Marco Aurélio Mello foi mais incisivo ao citar as relações entre os Poderes. "Claro que se imagina uma harmonia e não um descompasso entre o que decide o tribunal e o Senado. [...] Teria que examinar, tem peculiaridades, porque o tribunal comunica, claro que você presume a observância".
 
Os posicionamentos foram expostos antes de sessão do STF. A senadora foi cassada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico e caixa dois. Houve determinação para realização de nova eleição, já marcada para o dia 26 de abril.
 
Antes do novo pleito, o presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, determinou que o terceiro colocado na disputa de 2018 assuma temporariamente. Carlos Fávaro seria o beneficiado.
 
Na quarta-feira, porém, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), cogitou a hipótese de a Mesa Diretora da Casa não seguir a decisão do TSE e o consequente posicionamento do STF.
 
Gilmar Mendes ainda foi irônico ao pregar rapidez no cumprimento da decisão. "Eu estava ouvindo algumas manifestações, de que devíamos esperar o Supremo Tribunal Federal em matéria eleitoral. E são os mesmos personagens que defendem o cumprimento da decisão após condenação em segunda instância", afirmou.

12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • joao
    07 Fev 2020 às 09:35

    gilmar: Vai morar em Portugal e esquece o povo sofrido

  • Kesso
    07 Fev 2020 às 08:46

    Alguém consegue dizer o valor que o Laxante GM já recebeu por soltar e proteger tantos bandidos? O amigo do Silval acha que tem poder de dizer algo sobre justiça.

  • José
    07 Fev 2020 às 08:28

    Tudo que esses dois "magistrados" falam e decidem, independentemente do caso é suspeito.

  • Gladston
    07 Fev 2020 às 08:00

    Nós, brasileiros, vivemos um dilema de não saber quem manda em quê nesse país, é uma cachorrada entre os MILIONÁRIOS PODERES que chega dar nojo da cara desse povo!

  • Nonato
    07 Fev 2020 às 07:16

    Aí o sr ministro deveria aproveitar e pegar essa carona

  • Mauro
    07 Fev 2020 às 07:03

    O sistema é bruto. Pobre Selma, pensou que sairia impune depois de fazer frente aos donos do poder. Agora se juntou o príncipe da trupe, para ajudar na alça do caixão. Brasil!

  • Galdencio
    07 Fev 2020 às 06:33

    Sujeito desqualificado esse Gilmar. A vergonha de MT.

  • Gunther Reuter
    06 Fev 2020 às 20:59

    Bem que o STF poderia também punir Temer, Geddel Vieira Lima, Moreira Franco, Gleise Hoffmann, Renan Calheiros, Flávio Bolsonaro, Queiroz, Jader Barbalho, Collor, etc E não esperar 100 anos como fez com Paulo Maluf... É muita demagogia !!!

  • Paulo
    06 Fev 2020 às 20:52

    Esse cidadão acha o dono do Brasil

  • Critico
    06 Fev 2020 às 19:14

    A fala do BEICUDO não tem validade kkkkk

Sitevip Internet