Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Nos últimos sete anos MPF abre pelo menos 1.112 processos contra combate tráfico internacional de pessoas

06 Nov 2012 - 10:55

Secretaria de Comunicação Social/Procuradoria Geral da República


Nos últimos sete anos, foram abertos no Brasil pelo menos 1.112 processos judiciais sobre o crime
O programa Interesse Público desta semana vai mostrar que o tráfico internacional de pessoas é um crime em constante crescimento no mundo. No Brasil, de janeiro de 2005 a julho de 2012, foram abertos pelo menos 1.112 processos judiciais sobre o assunto. Em Belém, mulheres acreditam em falsas promessas e são levadas pelos aeroportos e diversos portos clandestinos da cidade para sofrerem exploração sexual em outros países. Para discutir formas de combater o crime, o Ministério Público Federal no Pará realizou um seminário que reuniu diversos setores da sociedade.

Veja também que comunidades ribeirinhas que vivem na margem esquerda do rio Amazonas terão mais qualidade de vida a partir de agora. É que as populações dividem espaço com o Exército em uma área de treinamento de guerra e não podiam receber energia elétrica. Depois de ação do MPF, decisão liminar da Justiça determinou que a União suspenda qualquer obstáculo imposto pelo Exército à implantação do Programa Luz para Todos nas comunidades São Francisco do Mainã, Jatuarana e Santa Luzia do Tiririca.

Em São Paulo, a construção de nova linha do metrô para atender a zona leste da capital preocupa o MPF. A previsão de entrega da obra é 2016 mas, para que a obra beneficie cerca de 900 mil pessoas, dezenas de imóveis comerciais e residenciais devem ser desapropriados. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão quer que a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Metrô de São Paulo sejam obrigados a realocar adequadamente as pessoas que estiverem nesses imóveis desapropriados pelas obras.

Em Brasília, comunidades quilombolas e populações indígenas estiveram na sede da Procuradoria Geral da República para reclamarem seus direitos. Um seminário discutiu os planos de expansão da empresa Mineração Rio do Norte em terras ocupadas por quilombolas na região da Calha Norte do Pará. Em outra ocasião, índios guarani kaiowá participaram de reunião com a vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, para tratar de terras ocupadas na fazenda Cambará, no município de Iguatemi (MS), que são objeto de conflito.

E você já prestou atenção nas multas, taxas e juros que tem que pagar quando está em situação de inadimplência? Pois fique atento para não perder dinheiro porque tem banco cobrando tarifas indevidas. Em Uberlândia, no triângulo mineiro, o Ministério Público Federal tomou providências para defender os direitos desses clientes.

Onde assistir - O Interesse Público é uma revista televisiva semanal produzida pela Procuradoria Geral da República, em parceria com a AP Vídeo Comunicação e colaboração das unidades do MPF nos estados. O programa inédito é transmitido pela TV Justiça na terça-feira, ao meio dia, com reapresentações na quinta-feira, às 7 horas; no sábado, às 13 horas; e na segunda-feira, às 19 horas.

Você pode conferir o Interesse Público em tempo real, no site da TV Justiça (www.tvjustica.jus.br). As reportagens podem ser revistas no site da PGR (www.pgr.mpf.gov.br) link “Interesse Público” ou na página do MPF no Youtube (www.youtube.com/tvmpf). Envie críticas e sugestões pelo endereço eletrônico interessepublico@pgr.mpf.gov.br.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet