Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

medida cautelar

Presidente da Câmara de Vereadores é afastado por decisão judicial

Foto: Reprodução

Presidente da Câmara de Vereadores é afastado por decisão judicial
Justiça acatou pedido da Promotoria de Justiça de Comodoro (644km de Cuiabá) e determinou o afastamento cautelar das funções do vereador Rodrigo Lemes de Paula, presidente da Câmara de Vereadores de Campos de Júlio (553km da Capital), durante a fase de instrução da ação civil pública proposta por atos de improbidade administrativa. A decisão estabelece ainda a proibição de acesso às dependências do Legislativo e do Executivo.

Leia também 
Supremo remarca julgamento sobre novo júri contra Josino Guimarães


O político faz parte do polo passivo de uma ação civil pública em razão da constatação de irregularidades na reforma do prédio da Câmara Municipal.

O pedido de afastamento cautelar foi apresentado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) em janeiro deste ano. “De início, no ato da propositura da presente ação de improbidade administrativa, não se vislumbrou a prática de ato e nem mesmo a existência de perigo concreto em face da respectiva instrução probatória, daí a falta de pedido cautelar de afastamento do vereador Rodrigo Lemes de Paula do cargo de presidente da Câmara de Campos de Júlio. Porém, tal situação mudou recentemente”, consideraram os promotores de Justiça Luiz Eduardo Martins Jacob Filho e Felipe Augusto Ribeiro de Oliveira.

Conforme a manifestação do MPE, o servidor público Geraldo Ferreira Soares Junior, nomeado ao cargo de auditor público interno dos Poderes Executivo e Legislativo de Campos de Júlio, responsável pela auditoria que evidenciou os atos de improbidade administrativa denunciados, passou a sofrer “perseguições, retaliações e outras formas de abuso de autoridade” por parte do requerido Rodrigo Lemes de Paula.

“Ante este inaceitável cenário, no qual o acionado Rodrigo Lemes de Paula promove medidas retaliatórias desta estirpe, constrangendo frontalmente e usurpando ilegalmente as atribuições do servidor público Geraldo Ferreira Soares Junior, que é a principal testemunha a ser ouvida acerca da conduta ímproba em exame, torna-se urgente e necessário o seu imediato afastamento do cargo de presidente da Casa de Leis”, requereram os promotores de Justiça.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet