Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

júri popular

Fórum reforça segurança para julgar suposto grupo de extermínio Os Mercenários

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Fórum reforça segurança para julgar suposto grupo de extermínio Os Mercenários
Integrantes já condenados do grupo de extermínio denominado Os Mercenários, de Várzea Grande, voltam a ser submetidos a julgamento popular em março, na comarca de Cuiabá.

Leia também 
Ministério Público investiga possível ato de improbidade cometido por Misael Galvão

 
Marcos Augusto Ferreira Queiroz vai ser julgado no dia 3 de março. Ele é acusado de participar do homicídio qualificado de Edcarlos de Oliveira Paiva, também em abril de 2016, no loteamento Joaquim Curvo.

Segundo a denúncia, na data do crime a vítima estava em um bar, próximo à casa dela, conversando com o proprietário do estabelecimento, quando foi atingida por tiros.

Claudiomar Garcia de Carvalho será julgado duas vezes. No dia 10 de março, ele sentará no banco dos réus juntamente com Jeferson Fatimo da Silva e Pablo Plinio Mosqueiro de Aguiar.

O trio responderá perante o Conselho de Sentença pelo homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima) de Luciano Militão da Silva e homicídio tentado de Célia Regina Duarte. Conforme denúncia oferecida pelo Ministério Público de Mato Grosso, o crime ocorreu em março de 2016, no bairro Construmat, em Várzea Grande.

Segundo o MPE, Luciano e a companheira Célia Regina voltavam de uma festa, numa motocicleta, quando foram surpreendidos por tiros ao chegar em casa. Ele foi atingido cinco vezes, inclusive na cabeça, morrendo no local. Ela foi atingida no braço, mas conseguiu fugir e se abrigar na casa de um vizinho.
 
“Diante do contexto dos fatos, trata-se de crime praticado por organização criminosa de grupo de extermínio e crimes mediante paga, o que demonstra de forma insofismável, o caráter torpe da conduta, uma vez que menosprezam o Estado de Direito e criam um Estado paralelo, ditando suas próprias regras, isso quando não agem mediante o pagamento de propinas ou em razão de desacertos com suas vítimas”, consta na denúncia.

Claudiomar Carvalho também vai a júri no dia 19 de março, ao lado de José Francisco Carvalho Pereira e Jozilmo Silverio dos Santos, pelo triplo homicídio de Márcio Melo de Souza, Wellington Ormond Pereira e Vinícius Silva Miranda, e tentativa de homicídio de Alan Chagas da Silva. De acordo com o Ministério Público, o crime aconteceu em abril de 2016, no bairro Cohab Cristo Rei, quando os réus efetuaram vários disparos de arma de fogo contra as vítimas.

O ex-cabo da Polícia Militar Helbert de França Silva e Edervaldo Freire (único réu solto) responderão pelo homicídio de Eduardo Rodrigo Beckert, ocorrido em abril de 2016, no centro de Várzea Grande.
 
A vítima foi alvejada com aproximadamente 13 tiros e morreu no local. Conforme a denúncia do MPE, a morte de Eduardo teria sido encomendada por Fernando Boabaid, por vingança e mediante pagamento de recompensa, uma vez que a vítima mantinha um relacionamento amoroso com a esposa dele.

Organização
 
O MPE alega que o grupo “Os Mercenários”, formado por aproximadamente seis policiais, além de civis, se associaram mediante estrutura ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagens de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais.

Conforme apurado durante as investigações, os integrantes do grupo possuíam todo um aparato para cometer crimes, como armamento sofisticado, rádio amador, silenciador de tiros e diversos carros e motocicletas com placas frias. Estima-se que dezenas de pessoas tenham sido vítimas do grupo.

Além dos quatro julgamentos previstos para março, há outro julgamento de integrantes do grupo de extermínio “Os Mercenários” agendado para o mês de abril. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet