Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Criminal

​REGIME SEMIABERTO

Suspeito de matar candidato a mister Rondonópolis é condenado por falsa identidade e suborno

Foto: Reprodução

Suspeito de matar candidato a mister Rondonópolis é condenado por falsa identidade e suborno
O juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou Junior de Oliveira Ribeiro, conhecido como “Juninho Block”, a dois anos de reclusão e dois meses de detenção, em regime semiaberto, por corrupção ativa (suborno) e falsa identidade. Junior já estava preso desde janeiro de 2020 e possui uma extensa ficha criminal, sendo apontado como um dos líderes do Comando Vermelho em Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá) e acusado de matar o candidato a mister Rondonópolis, Willian Santos de Oliveira, em dezembro de 2017.
 
Leia mais:
Juiz absolve empreiteiros e servidores acusados há 10 anos de fraudes e desvios de R$ 38 milhões
 
De acordo com a denúncia do Ministério Público, em 27 de fevereiro de 2019, por volta das 20h, em um residencial no Bairro Pico do Amor, em Cuiabá, Junior teria subornado policiais para que não apreendessem uma motocicleta que estava em sua posse, que seria produto de roubo. Ele também pediu que não fosse levado à delegacia, já que seria reconhecido como o autor do roubo.
 
Os policiais, no entanto, acabaram prendendo o suspeito e ao ser interrogado, já no dia seguinte, ele teria dito que se chamava “Júnior de Moraes Busíquia”, na intenção de ocultar seus antecedentes criminais. Em decorrência destes fatos o MP denunciou o jovem pelos crimes de falsa identidade e corrupção ativa.
 
O magistrado, ao analisar os autos, verificou que Junior acabou confessando os crimes à polícia e à Justiça. Ele foi condenado a dois anos de reclusão e dois meses de detenção em regime semiaberto, bem como pagamento de 10 dias/multa.
 
“Ressai das declarações do acusado que, em ambas as fases processuais, admitiu a prática do delito de corrupção ativa e, na fase judicial, confessou, ainda, que se atribuiu falsa identidade, com o fim de ocultar seus antecedentes criminais, declarações que foram confirmadas pelas testemunhas policiais que participaram da abordagem do acusado”, justificou o magistrado.
 
Assassinato de mister
 
O candidato a mister Willian Santos de Oliveira foi morto por volta das 23 horas, por dois homens, no bairro Jardim Paraíso, em Rondonópolis, no dia 3 de dezembro de 2017. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encontrou o jovem já sem vida.
 
Vizinhos contaram à polícia que William estava em frente à sua casa quando a dupla em uma moto Honda Biz se aproximou e disparou contra ele.De acordo com as investigações, o jovem teria uma vida ‘tranquila’ e estaria trabalhando há cerca de um mês. A motivação teria sido passional.
 
A prisão de Junior, pela acusação de assassinato de William, ocorreu em 14 abril de 2019. O suspeito já estava preso, após ter sido encontrado com porções de maconha, ecstasy, munições de calibre 380 e uma pistola 380 na capital. Junior seria solto no dia 15, no entanto, foi descoberto seu nome verdadeiro, que estava com um mandado de prisão em aberto pela morte do candidato a mister.
 
Em 10 de novembro de 2019 Junior conseguiu fugir do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) usando um pedaço de madeira como suporte para pular o muro. De acordo com a Secretaria do Estado e Segurança Pública (Sesp), Juninho Block prestava serviços no CRC. Ele foi preso novamente no último dia 2 de janeiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet