Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Criminal

UMA VÍTIMA MORREU

Justiça reduz pena de militares afastados por ameaçar adolescentes e estuprá-las em viatura

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Justiça reduz pena de militares afastados por ameaçar adolescentes e estuprá-las em viatura
A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) reduziu as penas de Moisés Silva Coronado e Welington Pablo da Silva Machado, que foram afastados da Polícia Militar e foram condenados por crimes contra a dignidade sexual e estupro contra duas adolescentes. Eles haviam sido condenados a oito anos de reclusão e cinco meses de detenção.
 
Leia mais:
"Ela estava com os anéis nos dedos" diz irmã que reconheceu adolescente encontrada em lixão
 

O relator do processo, desembargador Rondon Bassil Dower, considerou que não houve abandono de posto (como havia sido imputado aos dois) e também que a pena era muito alta, justificando que não ficou esclarecido o motivo da majoração da pena.
 
Eles haviam sido denunciados após trafegarem em uma viatura caracterizada da PM e oferecerem carona a duas adolescentes, ocasião em que ofertaram bebida alcoólica às garotas e ainda mantiveram relação sexual.
 
O relator votou pela redução da pena de Moisés Silva Coronado para quatro anos e oito meses de reclusão e três meses e 20 dias de detenção em regime aberto. Já para Welington Pablo da Silva Machado ele votou pela redução da pena para três anos e seis meses reclusão e quatro meses e 20 dias de detenção regime aberto. O voto foi seguido pelos desembargadores Gilberto Giraldelli e Juvenal Pereira.
 
Afastamento
 
Moisés Silva Coronado e Welington Pablo da Silva Machado foram afastados em maio de 2018 após pedido do Ministério Público. O MP argumentou que os policiais poderiam interferir diretamente na instrução processual.
 
Mídias anexadas aos autos demonstraram que um dos réus estava fazendo ameaça velada à vítima após depoimento prestado ao promotor de Justiça do município de Colniza, onde os fatos ocorreram. Conforme o MP, as condutas praticadas pelos policiais também caracterizam crimes militares, que são de competência da Vara Militar de Cuiabá, onde os acusados foram condenados.
 
O corpo de uma das adolescentes foi encontrado em setembro de 2018 em um lixão. A família teve que ser chamada para fazer o reconhecimento. Junto ao corpo estavam pertences da jovem.
 
O corpo foi localizado por um catador de lixos recicláveis que acionou as autoridades. Késia estava desaparecida desde o dia 8 de setembro do mesmo ano, quando saiu de casa para estudar na casa de uma amiga e não retornou. No entanto, não foi provado o envolvimento de Moisés ou Welington no homicídio.
 
Um homem identificado como Rodrigo José Grasse foi preso no dia 18 de setembro de 2018 suspeito de participação na morte da adolescente.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet