Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Constitucional

comércio e consumo

Decisão do STF valida lei de MT e libera cerveja em estádios de futebol

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Decisão do STF valida lei de MT e libera cerveja em estádios de futebol
Venda de cerveja em estádio está liberada. O Supremo Tribunal Federal (STJ) julgou improcedente ação da Procuradoria Geral da República (PGR) contra lei de Mato Grosso que autoriza o comércio e o consumo de bebida alcoólica em estádios de futebol.
 
Leia também 
Desembargador suspende ação que julga ex-primeira-dama por desvio de R$ 8 milhões na Setas


A PGR sustentava que, de acordo com a Constituição Federal, a competência para legislar sobre consumo e desporto é concorrente, cabendo à União criar normas gerais sobre a matéria e aos estados e ao Distrito Federal editar normas complementares e que, no uso de tal prerrogativa, a União editou o Estatuto do Torcedor, que veda expressamente o porte de bebidas alcoólicas em eventos esportivos em todo o território nacional.
 
Segundo o Ministério Público, a restrição buscaria ampliar a segurança de torcedores e assegurar a promoção de sua defesa como consumidores e protege, também, cidadãos que transitam nas imediações dos eventos e nos locais de fluxo de torcedores, usuários do sistema de transporte público, prestadores de serviços e comerciantes envolvidos com os espetáculos e até os agentes públicos que neles trabalham, tanto na segurança pública quanto em outras áreas (trânsito, transporte, saúde).
 
A negativa ocorreu em sessão virtual, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. “O Tribunal, por unanimidade, julgou improcedente o pedido formulado na ação, para declarar a constitucionalidade da Lei 10.524/2017 do Estado de Mato Grosso, nos termos do voto do relator”. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet