Olhar Jurídico

Terça-feira, 02 de junho de 2020

Notícias / Geral

Ministro encaminha à PGR pedido de afastamento de Bolsonaro por ações de risco relacionadas ao Covid-19

Da Redação - Vinicius Mendes

31 Mar 2020 - 09:41

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Ministro encaminha à PGR pedido de afastamento de Bolsonaro por ações de risco relacionadas ao Covid-19
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou à Procuradoria-Geral de Justiça (PGR) uma notícia-crime protocolada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG) contra o presidente Jair Bolsonaro, em decorrência das ações de risco adotadas por ele durante a crise do coronavírus.

Leia mais:
MPF destina R$ 675 mil recuperados na Ararath para compra de testes de Covid-19 para indígenas

No pedido o deputado aponta inúmeras irresponsabilidades cometidas pelo presidente desde o início da crise do Covid-19, que segundo ele, colocam a sociedade em risco. Ele pediu que Bolsonaro seja denunciado e afastado por 180 dias, ou mesmo que perca seu mandato.

O deputado citou que a "conduta irresponsável e tenebrosa" de Bolsonaro incorre no crime previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, sobre "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa", que prevê detenção de um mês a um ano, além de multa.

O pedido foi protocolado junto ao STF, mas a responsabilidade de oferecer denúncia é da PGR, por isso o ministro encaminhou a notícia-crime. Agora é necessário que a PGR dê parecer favorável e ofereça denúncia ao STF. A Câmara dos Deputados também será consultada, por meio da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para autorizar ou não o seguimento da Ação Penal.


Com informações do Correio Braziliense.

22 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • DEMOROU
    31 Mar 2020 às 16:37

    Esse cara é visivelmente um louco. Se elegeu dizendo que a família era a coisa mais importante do estado e agora ele entrega todos nós a MORTE mandando a gente ir trabalhar. quanta irresponsabilidade deste sujeito

  • EDVALDO PEREIRA
    31 Mar 2020 às 14:18

    Ainda tem "BABACAS" e "IMBECIS" que não acordaram... o nosso presidente obteve 57.797.847 (55,13% dos válidos) ele não volta para as milícias. Ele fica, e com ele ficamos todos nós pessoas do bem ! DEUS ACIMA DE TODOS !!!

  • Toniel
    31 Mar 2020 às 13:41

    Só para conhecimento dos nefastos,ordinários,maléficos e impatriotas, o Procurador Geral da Republica, acaba de arquivar o pedido de afastamento do presidente.Força Bolsonaro 2.022

  • Toniel
    31 Mar 2020 às 13:02

    Penso que essa atitude do ministro demostra, risco nágua, só para fazer alarde.Não há motivo para afastamento do presidente o que há é uma vertente de maléficos,indignos,sórdidos impatriotas e ladrões dos cofres públicos, que perderam o leitinho das tetas governamentais e, agora estão com raivinha.

  • Angelo
    31 Mar 2020 às 12:59

    Ninguém no mundo leva esse doente mental a sério, ele é um pária internacional .... mas os pobres de direita ainda defendem tudo isso ... que esses analfabetos se coronem-se entre si !

  • Oto
    31 Mar 2020 às 12:58

    É o PT se revirando no túmulo.

  • Dudu Mendes
    31 Mar 2020 às 12:57

    Rui Barbosa disse no passado "Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil ". Se vivo fosse diria hoje: " Ou o Brasil acaba com Bolsonaro ou Bolsonaro acaba com o Brasil ".

  • Geusivanio paz
    31 Mar 2020 às 12:23

    Cambada de canalhas seu petralhas e opositores ao PRESIDENTE FICHA LIMPA BOLSONARO, ja predeu ladrão, mais nunca foi preso como presidente LADRÃO, DESAFIO VCS DEPUTADOS OPOSITORES A ABRIR MÃO DOS VOSSOS SALARIOS E BENEFÍCIOS E TRANSFERIR COMO AJUDA OS CIDADÃOS INFORMAL QUE TANTO VCS QUEREM QUE FIQUEM CASA, FAZER POLITICAGEM É FÁCIL, MAIS FICA TRANQUILO O POVO VAI VARRER VCS EM 2022.

  • Antonio
    31 Mar 2020 às 12:19

    Com todo respeito, não foi isso que o Ministro fez. Ele apenas pediu mais informações. Será que o Olhar Direto agora também vai fazer manchetes das matérias iguaias d a Globolixo ?

  • EDVALDO PEREIRA
    31 Mar 2020 às 12:08

    CHUPA PETEZADA ! O PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA AUGUSTO ARAS JÁ ARQUIVOU A MEDÍOCRE petiçãozinha DO PT. TENTEM OUTRA E CHUPA PETEZADA !!!

Sitevip Internet