Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

EM CUIABÁ E EM VG

53% dos homicídios foram por motivos fúteis ou por impulso

Foto: Reprodução

53% dos homicídios foram por motivos fúteis ou por impulso
Estudo feito pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) mostra que, em 2011, 47,13% dos homicídios com causa provável em Cuiabá e em Várzea Grande foram cometidos por motivos “fúteis” ou por “impulso”, conforme dados repassados pela secretaria estadual de Segurança Pública e pela delegacia de homicídios e proteção à pessoa. No primeiro semestre deste ano, o índice foi de 53,28%.

Rixa, vingança e embriaguez estão na estão na lista de motivos fúteis ou ações impulsivas. Crimes passionais, entre outros, também estão no mesmo rol.

De 261 homicídios registrados em 2011 nas duas cidades, 44 foram por vingança, 39 por rixa, 23 por motivação passional e 17 por alcoolismo. Para outros assassinatos, os motivos apontados foram drogas (119), resistência à prisão (11) e ambição (oito) – portanto, o percentual para outras causas é de 52,87%. No ano passado, as causas de outros 81 homicídios não foram identificadas.

Em relação a 122 casos registrados no primeiro semestre deste ano, os números são os seguintes: 17 por motivação passional, 24 decorrentes de rixa, 16 por vingança e oito por embriaguez. No que tange a homicídios (46,72%) em que as causas foram outras, a classificação ficou assim: drogas (53 casos), resistência à prisão (dois) e ambição (dois). As causas não foram identificadas em outros 54 casos.

Não há no país um critério uniforme para classificar as causas de homicídios. Na prática, grande parte das delegacias de polícia acaba não preenchendo devidamente os formulários e cada estado adota um critério próprio para classificação.

Campanha

O CNMP lançou nesta quinta-feira (8) a campanha "Conte até 10", direcionada à prevenção de homicídios que acontecem no Brasil por motivos considerados banais. O estudo sobre o tema tem dados de 16 unidades da federação e concluiu que mais de 50% dos homicídios no país são decorrentes de atitudes impulsivas ou de motivos fúteis.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet