Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

NO STF

Interrogado no STF, deputado federal volta a negar acusações

Foto: Reprodução

Interrogado no STF, deputado federal volta a negar acusações
O deputado federal Eliene Lima (PSD) -- em depoimento prestado nesta quinta-feira (8) -- negou as acusações que pesam contra ele em uma ação penal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto crime eleitoral. Ouvido pelo juiz federal Valter Shuenquener na sede do STF, em Brasília (DF), o parlamentar negou ter conhecimento dos fatos narrados na denúncia apresentada pelo Ministério Público (MP).

Lima também negou conhecer e ter ou ter tido relacionamento com os outros envolvidos no caso. Confirmou que conhece de vista apenas Vicente Gomes, servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na época dos fatos questionados pelo MP.

Na denúncia, apresentada em 1994, o MP acusou Lima, então vereador de Cuiabá e candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa, de "falsificar ou alterar, no todo ou em parte, documento público para fins eleitorais" e de "fazer uso de qualquer dos documentos falsificados ou alterados".

De acordo com o MP, Lima realizou alistamento e transferência de eleitores de modo fraudulento. Após a denúncia ser enviada ao STF, o MP propôs a alteração do tipo penal. Isto é, o MP entendeu que o parlamentar cometeu outro crime ("omitir, em documento público ou particular, declaração que dele deveria constar, ou inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais").

Lima repetiu hoje o que havia dito em depoimento prestado à corregedoria do TRE na época dos fatos. Disse que “jamais participou de qualquer movimento ou multirão que visasse incrementar o alistamento eleitoral, desconhecendo totalmente as razões que levaram à prática das irregularidades que estão sendo apuradas no processo”. O interrogatório durou menos de uma hora.


Mais informações ainda hoje.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet