Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Civil

​QUESTIONAMENTOS JURÍDICOS

ABA promove live para discutir e esclarecer dúvidas sobre contratos educacionais em meio à pandemia

Foto: Reprodução

A presidente da Comissão de Processo Civil da ABA Cuiabá, dra. Dynair Alves de Souza

A presidente da Comissão de Processo Civil da ABA Cuiabá, dra. Dynair Alves de Souza

A Comissão de Processo Civil da Associação Brasileira de Advogados de Cuiabá (ABA Cuiabá) promove na próxima segunda-feira (6) uma live para discutir e esclarecer dúvidas de advogados e sociadade civil em geral sobre os contratos educacionais e as particularidades durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a presidente da comissão, a advogada e mestre em Direito Dynair Alves de Souza, esta é apenas uma das ações que pretendem desenvolver buscando uma troca de conhecimentos e crescimento da rede de contatos.

Leia mais:
Empossada como diretora da ABA, advogada de Cuiabá busca fortalecer a integração entre os profissionais

No total a Comissão de Processo Civil da ABA conta com oito membros. Além da dra. Dynair, também fazem parte os advogados Brenno de Paula Milhomem, Mariana Silva Camargo Botof, Íris Dias Gonçalves Bendo, Carlos Henrique Ghiorzi, Ludymila Ferreira Silva Guimarães, além da vice-presidente, dra. Gisella Cristina Kneip Rosa Silva e da secretária, a advogada Negisléia de Oliveira Lima.

A presidente explicou que a Comissão de Processo Civil reúne advogados processualistas específicos desta área promovendo networking e oferecendo apoio dentro da linha de atuação de processos, negociação, mediação, conciliação e extraprocessual. Uma das ações, abeta não só para advogados, mas para toda a sociedade civil, é a relização de lives pelo Instagram.

"Temos uma atuação interna, entre nós advogados de grupos de estudo, para troca de experiências, mas para a comunidade e outros advogados nós estamos fazendo lives, uma por semana, com convidados específicos".

A primeira live teve como tema a mediação e conciliação como uma das formas estratégicas para resolução de conflitos da crisa da Covid-19. A próxima será realizada na segunda-feira (6) às 20h (horário local), pelo perfil da comissão no Instagram, tratando sobre contratos educacionais. De acordo com a dra. Dynair esta será uma ótima oportunidade para que dúvidas sejam esclarecidas.

"Vai ser discutido como os contratos educacionais foram atingidos e quais são as soluções dentro desta crise da Covid-19, porque vemos pais reclamando sobre o modelo de aulas, o preço das mensalidades. Houve o PL da deputada Janaina Riva, mas só foi aprovado 5% de desconto, para conseguir mais a negociação deve ser feita diretamente entre os pais e a escola, e é um valor que teria que ser pago após o período de pandemia, então existem muitas dúvidas sobre isso", disse.

A live contará com a participação do dr. Carlos Rafael Demian, que já atuou como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-MT, e também do dr. Rogério Chapadense, que além de mestre em Direito pela UFMT e professor de direito constitucional, atua como fiscal do Procon.

Outras lives já estão sendo programadas para as semanas seguintes. A da semana subsequente será sobre do impacto da Covid-19 nas ações de família e sucessão e deve contar com a participação da juíza Angela Gimenez, da 1ª Vara Especializada de Família e Sucessões de Cuiabá. 

"Estas lives servem tanto para advogados conhecerem estes processamentos, tirarem dúvidas, trocarem ideias, mas também para a própria sociedade civil que muitas vezes não conhece determinado sistema", disse a presidente da Comissão de Processo Civil.

Além das lives a Comissão também estimula seus membros para a produção de artigos, e deve começar a realizar reuniões mensais de grupo de estudos via plataforma Zoom, com temáticas específicas. Um dos principais pontos positivos, porém, é a troca de experiências.

"Temos advogados mais velhos e novos advogados, então fazer parte da Associação leva a esta troca de experiências, este networking. Eu, por exemplo, sou advogada com 25 anos de experiência, sou mestre em Direito, profesora universitária, e tenho a oportunidade de compartilhar minha experiência com pessoas que são formadas há pouco tempo".

"Essa troca de experiências que é praticamente diária, se um advogado tem uma dúvida sobre determinado processo e alguém já atuou em processo semelhante há uma troca, orientação, dentro desta rede de contatos da ABA, mais precisamente dentro das comissões, e a que eu presido é dos advogados que lidam com a área de processo civil, que neste momento está bem demandada".

Dynair também lembrou que a ABA oferece treinamentos de liderança, que os advogados associados são estimulados a participar. "Temos uma faculdade dentro da ABA com cursos de especialização, então é um ganho para o advogado", disse a advogada.

"Deixo ainda um convite para os advogados processualistas e aqueles que se interessam por atualizações e especializações nesta área, para vir somar conosco na comissão de procesos civil da ABA Cuiabá".

Mais informações pelo perfil da Comissão de Processo Civil ou da ABA Cuiabá


 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet