Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

votos de todos

Chefe do MPE propõe que lista para cargo de desembargador seja definida em eleição direta

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Chefe do MPE propõe que lista para cargo de desembargador seja definida em eleição direta
O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Borges, defende que a escolha dos seis nomes que disputarão uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça (TJMT) ocorra através de eleição direta, com votos de todos os membros do Ministério Público Estadual (MPE).

Leia também 
Ulisses Rabaneda nega interferência para alterar regras na indicação de novo desembargador

 
A proposta do chefe do MPE é fazer com que a escolha siga a Constituição Estadual e a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Existe, no entanto, resolução do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), amparada em Lei Federal, que atribuiu ao referido conselho a realização da escolha.
 
Em 2010 a questão foi submetida ao Conselho Superior e na ocasião os conselheiros decidiriam que seguiriam a norma federal. O quinto constitucional, previsto na Constituição, é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público.
 
Independente da forma de escolha, a lista com os seis nomes será submetida à votação pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça, o qual definirá três candidatos. Em seguida, a lista tríplice é enviada para o governador do Estado que escolhe, entre os três nomes, o desembargador do quinto constitucional. 
 
A Assembleia Legislativa já aprovou projeto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que cria novas vagas para desembargadores. Pelo projeto, das nove novas cadeiras, sete serão destinadas a juízes, sendo quatro pelo critério de antiguidade e três por merecimento. Outras duas serão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público Estadual.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet