Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

​CELERIDADE

ABA Cuiabá cria comissões para auxiliar advogados na solução alternativa de conflitos

Foto: Ilustração / Freepik

ABA Cuiabá cria comissões para auxiliar advogados na solução alternativa de conflitos
No último dia 21 de agosto a Associação Brasileira de Advogados em Cuiabá (ABA Cuiabá) criou a Comissão de Práticas Colaborativas e a Comissão de Mediação, arbitragem, práticas restaurativas e sistêmicas. A diretora da ABA Cuiabá, Ana Lúcia Ricarte, afirmou que as duas comissões são de suma importância para auxiliar os associados na resolução de conflitos de forma alternativa e célere.

Leia mais:
Empossada como diretora da ABA, advogada de Cuiabá busca fortalecer a integração entre os profissionais

A Comissão de Mediação, Arbitragem, Práticas Restaurativas e Sistêmicas será presidida pela advogada Mariana Silva Camargo Botof e a Comissão de Práticas Colaborativa pela advogada Cristiane Torres Albuquerque.

“As comissões foram criadas com o objetivo de criar uma rede de advogados colaborativos, treinar, investir e propagar os meios alternativos de solução de conflito, para garantir que a advocacia atinja maior sucesso", disse a diretora Ana Lucia Ricarte.

Com a criação dessas comissões a ABA Cuiabá pretende desenvolver novos recursos para que seus associados resolvam conflitos de forma alternativa, célere e técnica, sem precisar litigar no poder judiciário.

Segundo a ABA, a ideia da advocacia colaborativa é criar um ambiente de cooperação em que todos possam buscar uma solução viável. Para isso funcionar, é assinado um termo de não litigância entre os advogados. Por meio desse documento, caso as partes não cheguem a um acordo e a questão tenha de ser resolvida na Justiça, os defensores são obrigados a deixar seus clientes.

A Associação explicou que para que este objetivo seja atingido é necessário que seja criada uma rede de advogados em Mato Grosso com formação em práticas colaborativas, o que será facilitado pela ABA Cuiabá aos seus associados e associadas.

Segundo advogada Cristiane Torres , presidente da Comissão de Práticas Colaborativas, esta comissão será responsável pela criação de toda a rede em Mato Grosso, o que irá beneficiar todos os advogados de Mato Grosso e sua população, posto que “esta forma de advogar é muito satisfatória e produzente” afirmou a advogada. 

A advogada Mariana Silva, presidente da Comissão de mediação, afirmou que os trabalhos já estão começando, com previsão de treinamentos, cursos, parcerias e muito aprendizado. 

A ABA

A ABA é uma instituição que conta com 18 anos, fundada pelo Presidente Dr. Esdras Dantas em 2002 com a missão de formar líderes e desenvolver a carreira de advogados, criando uma rede de relacionamento entre a classe.

A sede da ABA fica em Brasília, assim como a Universidade – Uniaba e também a Câmara de Mediação da ABA.

Fazem parte das comissões:

Comissão de Práticas Colaborativas
Cristiane Torres Albuquerque – Presidente
Michelle Alves Donegá - Vice-Presidente

Comissão de Mediação, Arbitragem, Práticas Restaurativas e Sistêmicas
Mariana Silva Camargo Botof – Presidente
Giovana Maria da Silva Menezes Mendes – Vice-Presidente
Karita Barbosa – Secretária Geral
Marcelo Barbosa – Membro
Paulo Cardoso – Membro
Juliane Clait Duarte Barbosa de Andrade – Membro
Bruna Almeida Pires de Miranda Xavier – Membro
Isabel  Cristina Melon  de Souza Neves  - Membro 

Para se associar acesse o site www.aba.adv.br, ou entre em contato com a Dra. Ana Lúcia Ricarte, pelo número 9 9982-1801.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet