Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

TI Utiariti

MPF arquiva investigação contra ministros da Agricultura e Meio Ambiente por visita a TI com plantio de soja

Foto: Mapa/Assessoria

MPF arquiva investigação contra ministros da Agricultura e Meio Ambiente por visita a TI com plantio de soja
O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF) arquivou investigação contra a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por visita em área de produção agrícola em Terras Indígenas (TI) da etnia Pareci, em Campo Novo do Parecis.
 
Leia também
Etnia Pareci firma TAC para plantar soja em suas terras sem participação de não-índios e transgênicos


Segundo o MPF, houve abertura de procedimento preparatório para apurar eventuais irregularidades na visita promovida pelos Ministros da Agricultura e do Meio Ambiente ao plantio de soja pelos índios Paresi em área no interior da Terra Indígena Utiariti, no estado de Mato Grosso, a qual foi embargada pelo IBAMA em razão da utilização de organismos geneticamente modificado.
 
O arquivamento foi determina com base em três pontos: primeiro, a visita dos ministros de Estado ao cultivo de soja no local não ensejou, por si só, resultado ou dano ao meio ambiente; segundo, foi assinado TAC entre Cooperativas Indígenas responsáveis pelo plantio mecanizado no estado, a FUNAI e o IBAMA.
 
Terceiro ponto, segundo o MPF, não se verificou irregularidade ambiental no TAC, o qual viabilizou a prática agrícola exclusivamente por indígenas, assegurando a utilização de técnicas sustentáveis e a repartição dos benefícios, vedando a utilização de organismos geneticamente modificados.
 
A decisão unânime pelo arquivamento foi publicada no Diário de Justiça do Ministério Público federal nesta terça-feira (22).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet